PUBLICIDADE

Aeroporto de Sinop recebe certificado da ANAC para operar voos por instrumentos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o certificado autorizando o aeroporto presidente João Figueiredo a operar voos por instrumentos. A informação foi confirmada, hoje, pela Centro Oeste Airports (COA), concessionária responsável por administrar a unidade aeroportuária. 

“Temos o prazer em anunciar que o aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, está autorizado a operar por instrumentos! A partir de agora o aeroporto de Sinop está habilitado para receber qualquer aeronave homologada para operar em IFR, o que inclui aeronaves com maior capacidade de transporte de passageiros”, informou a empresa. 

A concessionária também “batizou” uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, que pousou em Sinop. Para inaugurar a operação por instrumentos, o avião recebeu o jato de água do Corpo de Bombeiros. Durante a aterrissagem, os pilotos explicaram aos passageiros que o procedimento de aproximação de melhor precisão vai permitir operações em Sinop, mesmo em dias de tempo ruim. 

A solicitação na Agência Nacional de Aviação Civil para mudança na categoria do aeroporto foi feita pela prefeitura no final de 2018. Até então operava em VFR-Voo visual- ou seja, o piloto voa orientando-se pelas referências visuais externas à aeronave, para o IFR- Voo por Instrumentos- neste caso o piloto se baseia nos computadores de bordo da própria aeronave.

Ainda em 2018, ainda antes da privatização do aeroporto, a prefeitura já havia instalado Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e uma Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), que melhoraram a segurança dos voos.

Conforme Só Notícias já informou, um levantamento da Secretaria Nacional de Aviação Civil apontou que, entre janeiro e dezembro do ano passado, 126.016 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto de Sinop. A média é de 11.456 pessoas passando no terminal por mês.

Apesar dos bons números, a movimentação teve queda de 22,84% em comparação a 2019, quando 163.324 pessoas passaram pelo terminal. Já comparando as aeronaves, a diminuição foi de 24,83%, uma vez que 1.311 pousaram e decolaram no aeroporto em 2020, ante 1.744 no ano anterior. O levantamento reflete a pandemia do novo coronavírus, que fez com que Sinop ficasse praticamente dois meses sem voos diários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros de Lucas do Rio Verde capturam gamba que “invadiu” residência

O gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) adentrou um imóvel, está manhã,...

Carro capota ao colidir com outro na BR-163 em Sinop

O acidente envolvendo um Fiat Pálio e Cronos, ambos...

Morre ex comandante-geral adjunto da PM no Mato Grosso

O coronel da reserva remunerada na Polícia Militar, Delwison...

Procon em Mato Grosso realiza mutirão orientativo sobre direitos do consumidor

A secretaria adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos...
PUBLICIDADE