Lucas do Rio Verde é um dos poucos municípios do interior de Mato Grosso que possui um aeroporto bem estruturada, dentro dos padrões exigidos pelo Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto Bom Futuro fica a cerca de seis quilômetros do centro da cidade e tem capacidade para receber aeronaves de até 50 passageiros ou 17 toneladas.
Atualmente, ele é o único entre Cuiabá e Alta Floresta que possui pista com iluminação noturna homologada pela Anac. A pista do aeroporto está recebendo pintura especial, em resina, para dar boas condições de visibilidade aos pilotos em qualquer situação. As obras, feitas através de parceria entre prefeitura e Governo do Estado, terão um custo aproximado de R$ 50 mil, conforme informou a assessoria.
Atualmente, uma empresa especializada de Cuiabá foi contratada para executar o serviço e desde sexta-feira trabalha para deixar a extensão de quase 4.000 metros quadrados dentro dos padrões exigidos pela Anac.
O secretário ressaltou a importância da pintura na pista. “Os vôos, principalmente à noite, precisam ser orientados por faixas refletivas para facilitar o posicionamento das aeronaves durante as decolagens e aterrissagens”, explicou. As cores da pintura variam entre o branco e o amarelo conforme a planta baseada nas dimensões do balizamento noturno e aprovada pelo órgão federal.
Durante o acabamento da aplicação, a resina acrílica ainda recebeu uma mistura de pó de vidro para que brilhe ao contato com as luzes dos aviões. O secretário de Indústria e Comércio, Edu Pascoski, explicou que o prefeito Marino Franz também autorizou o nivelamento e o plantio de grama ao longo das laterais da pista, que fica em uma área de cerrado sujeita a alagamentos. “Vamos plantar entre 30 e 40 mil metros quadrados de mudas de grama para que a água das chuvas seja totalmente absorvida e não haja perigo de formação de poças na pista” afirmou