O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), do ministério da Aeronáutica, registrou 15 acidentes e 14 incidentes envolvendo aeronaves em Mato Grosso, de janeiro a abril. Conforme o painel, dois acidentes foram graves envolvendo vítimas fatais.
Consta no sistema, que nove acidentes foram envolvendo perde de controle em voo, oito em operação de baixa altitude, dois por falha de motor, dois por combustível e um em excursão de pista.
Já incidentes, foram três por falha de motor em voo, um por colisão com obstáculos no solo, um estouro de pneu, um tráfego aéreo e um por falha ou mau funcionamento do motor. Ainda foi registrado dois incidentes graves sendo por excursão de pista e um envolvendo trem de pouso.
As aeronaves 11 são de segmento agrícola, nove particular, quatro regular, três taxi aéreo, um experimental, um administração indireta e outro não detalhado.
O último acidente foi, no dia 15 deste mês, quando uma aeronave agrícola decolou da área de pouso em uma fazenda de Canarana, para aplicação de defensivos agrícolas, com um piloto a bordo. Durante o voo, a aeronave colidiu contra uma plantação ao desviar de um fio de baixa tensão. O piloto não se feriu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.