A Aeronática confirmou que entregará os dados da caixa-preta do Airbus A320 da TAM para os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo na Câmara, mas pede sigilo nas informações por conta das investigações e do respeito aos familiares. Segundo o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro-do-ar Jorge Kersul Filho, anunciou que vai repassar a transcrição dos dados da caixa-preta, analisada por técnicos nos Estados Unidos.
Kersul Filho afirmou que os dados da caixa-preta não podem ser analisados isoladamente. São um elemento a mais para avaliar as causas do acidente, segundo ele. Indagado sobre o prazo para terminar as investigações,. o brigadeiro-do-ar respondeu que espera que em cerca de 10 meses o trabalho tenha terminado e já existam a conclusão sobre normas de segurança necessárias. “Espero que no prazo de 10 meses, tenhamos terminado o serviço para estabelecer normas de segurança”, disse.
Entre as hipóteses investigadas pelo Cenipa, estão a qualidade da pista principal do Aeroporto de Congonhas, que tinha passado recentemente por reforma e ainda não possuída ranhuras; o sistema de frenagem na aeronave ou algum item mecânico; e até erro da tripulação na cabine do Airbus A320. “Não seria adequado agora, antecipar qualquer coisa, porque não teríamos dados para arriscar”, reiterou o militar na sessão da CPI.