Uma equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira fez, ontem à tarde, no aeroporto municipal presidente João Batista Figueiredo, voo de vistorias nos Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPIs) e nas Rotas de Navegação Área (Rnav) para homologação dos equipamentos que vão reforçar a estrutura e segurança de voos. O relatórios devem ser enviados ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro e ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), de Manaus. Se os técnicos derem parecer favorável os equipamentos devem entrar em funcionamento a partir do dia 10 de janeiro. A expectativa anterior era que os equipamentos entrassem em funcionamento este mês. Desde o ínício do ano que estão sendo elaborados (e ajustados) projetos e tomadas outras providências para os equipamentos funcionarem.
O Rnav é para o piloto pousar com mais segurança em solo. As rotas de navegação indicam onde será o pouso com muito mais segurança. Já o PAPI – aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados ao lado da pista é para ajudar os pilotos nos pousos principalmente em dias chuvosos.
A secretária municipal de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, que está na linha de frente, juntamente com dirigentes da Unesin (União das Entidades de Sinop) acompanhando e atendendo exigências de regularização do aeroporto, assim que os equipamentos estiverem em funcionamento os cancelamentos de voos diminuirão consideravelmente. “Acreditamos nisso porque os pilotos terão orientação técnica para utilizar os aparelhos, ele facilitará e dará mais segurança ao pousos. Também teremos um apoio técnico na decolagem. Os equipamentos inibirá os cancelamentos de voos. Sabemos que 100% não, até em grandes aeroportos acontecem, mas reduzirá”.
Sinop tem dois voos diários para Cuiabá e demais localidades.