O aeroporto municipal João Batista Figueiredo deverá ter os equipamentos para operação de pouso de precisão liberados para entrar em funcionamento dentro de 90 dias. A previsão foi dada por oficiais do Ministério da Aeronáutica, hoje, em resposta as solicitações feitas, no final de janeiro. A informação é do senador Wellington Fagundes, que esteve reunido com oficiais.
Hoje, conforme Só Notícias já informou, mais um voo precisou ser desviado de Sinop para Cuiabá em função das condições meteorológicas. A aeronave não conseguiu pousar. Estavam no voo 70 pessoas, que foram acomodadas em ônibus. “Se tivesse os equipamentos em funcionamento, a aeronave faria o pouso normalmente. Agora eu pergunto? Quantos prejuízos para a empresa e para as pessoas que estavam a bordo? Inúmeros”, afirmou o senador Wellington Fagundes (PR), que reconheceu também o trabalho, no mesmo sentido de solucionar a homologação, desempenhado pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB).
Nilson Leitão disse, em entrevista na Rádio Meridional FM, que a prefeitura "só ingressou (Aeronáutica) com essa documentação para regularizar o aeroporto de Sinop só foi protocolada em abril de 2016 e a "última documentação entregue em dezembro", na gestão passada. "Demorou muito para apresentar toda essa documentação", declarou. "Então a Passaredo muda seu voo de Sinop para Sorriso muda seu horário e passa a operar em Sorriso, de madrugada, exatamente porque Sinop não tem condições de ter essa aeronave funcionando durante à noite e, com isso, diminui a capacidade do aeroporto de Sinop.", acrescentou. "O município demorou muito para tomar atitudes (regularização de equipamentos) e infelizmente a gestão anterior não deu celeridade a um tema tão importante", emendou. "Vamos lutar para esta reestruturação e recuperar essas empresas no futuro quando Sinop estiver apta", concluiu.
A Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e os Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI) a serem liberados se encontram instalados, há cerca de dez meses, aguardando que sejam homologados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). Os PAPIs fazem parte da estação e a principal função desta central é auxiliar os pilotos com informação de voo através de uma estação meteorológicas com sistemas de torre e de comunicação.
No mês passado, a prefeita Rosana Martinelli esteve em Brasília cobrando agilidade no processo de homologação dos equipamentos. Ela também recebeu garantia do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, da liberação de cerca de R$ 90 milhões que proporcionarão a construção de um novo terminal de passageiros, instalação de equipamentos para garantir maior segurança de pousos e decolagens no aeroporto municipal João Batista Figueiredo.
Hoje ela se reuniu com dirigentes e representantes de 25 entidades em Sinop e também expôs a situação do aeroporto.
(Atualizada às 16:18h)