Hevelyn Helloyse Moreira, de 14 anos, se recupera da tão aguardada cirurgia para a eliminação da escoliose idiopática, doença que causa deformidade na estrutura da coluna vertebral. A adolescente foi submetida ao procedimento cirúrgico, no dia último dia 19, que durou 3 horas.
A mãe da jovem, Pamela Camila Ferreira, disse ao Só Notícias, que os os primeiros dias de recuperação estão sendo bons. Ela relatou que, as vésperas da cirurgia, a curvatura da coluna de Hevelyn chegou a 58 graus na principal e 48 graus na secundária. “Graças a Deus foi bem tranquilo, demorou menos do que imaginávamos. Ela está tendo um pós operatório muito bom, já está andando sozinha com pouco apoio. Ela também não está sentindo dores, está sendo tudo uma maravilha”, descreveu Pamela.
A mãe acrescenta que a jovem se recupera bem e deve fazer o novo retorno ao médico no próximo dia 31 para fazer novos exames. Assim que for constatado que a recuperação continua progredindo e seu organismo estiver aceitando os materiais usados para a correção vertebral, Hevelyn iniciará a próxima etapa, que é a fisioterapia.
O procedimento realizado foi de artrodese, onde hastes de metal são fixas em um único bloco ósseo. Para a fixação são utilizados pinos e parafusos, mantendo a coluna alinhada sem que haja prejuízo significativo da movimentação global da coluna.
Conforme Só Notícias já informou, Hevelyn foi diagnosticada no mês de março e há cerca de quatro meses, foi constatado que sua coluna estava com a curvatura de 53 graus, sendo necessária cirurgia com extrema urgência, período de dois a seis meses. Com a doença, a adolescente corria riscos de ter seus órgãos vitais sufocados, diminuindo sua estimativa de vida. A família iniciou campanha em busca de apoio financeiro e diversas pessoas colaboraram, proporcionando que a cirurgia fosse realizada.