A juíza Paula Saide Biagi Messen Mussi Casagrande, da comarca de Sinop, designou para os dias 21 e 28 de novembro os julgamentos dos dois envolvidos na tentativa de homicídio ao juiz César Francisco Bassan, 63, no dia 30 de janeiro deste ano.
O gerente de restaurante Sérgio Muller, estará se sentando no banco dos réus no dia 21. Fábio Tavares Rubim Toledo, que estava junto com Sérgio quando este teria disparado contra o juiz, será julgado dia 28 de novembro. A previsão do advogado que representa Toledo, Celso Lins, é que cada júri popular dure de dois a três dias, devido à complexidade do caso.
Um terceiro acusado de envolvimento, Cleiton Lopes dos Santos, foi absolvido e liberado há cerca de 3 meses. O crime ocorreu quando Bassan deixava uma lanchonete, no centro de Sinop, em uma caminhonete S-10, preta, e se deslocava para o hotel. Ele se envolveu em um atrito com os três, quando eles foram atravessar a faixa de pedestres. O juiz foi seguido pela caminhonete de Sérgio, que acabou colidindo com a caminhonete do juiz e batendo em uma panificadora.
Na acusação formal, o MP frisou que “os denunciados tomaram a direção de um veículo S-10, de cor branca, e passaram a perseguir o veículo pela via. Na rotatória da praça Plínio Calegaro os denunciados bateram a frente do veículo em que estavam contra a traseira da caminhonete do ofendido, que por possuir reboque, ficou presa. Eles desceram e, sem permitir que a vítima esboçasse qualquer reação, Sérgio efetuou os disparos”.