PUBLICIDADE

Ações de prevenção ajudam no combate à criminalidade

PUBLICIDADE

A Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Polícia Civil, tem mostrado que a aproximação com a sociedade e a integração entre as forças de segurança pública são os remédios no combate à criminalidade. Durante o ano de 2013 foram realizadas 40 ações sociais como palestras educativas e mutirões, sendo que 9 dessas atividades contaram também com registros de boletins de ocorrência.

Outro ponto forte é o trabalho conjunto nas bases comunitárias, onde policiais civis e militares atendem a comunidade local desenvolvendo uma linguagem de comunicação mais próxima do cidadão, além de agilizar o atendimento de ocorrências, uma vez que cada base está responsável apenas pela região que atua. Segundo a Delegada de Polícia, Silvia Virginia Biagi Ferrari, a Polícia Civil possui, atualmente, 21 policiais trabalhando nas bases, que tem o propósito de aproximação com a comunidade. “Nossos policiais também tornam acessível vários programas sociais e dão orientações de segurança aos cidadãos”.

Conforme o coordenador estadual de polícia comunitária, Major PM Júlio Martins de Carvalho, atualmente o estado tem 23 bases comunitárias criadas por lei, sendo 18 localizadas entre Cuiabá e Várzea Grande e outras 5 no interior, compreendendo as cidades de Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Barra do Garças e Cáceres.

Para Martins o sucesso do trabalho da Coordenadoria é garantido pela união das forças de segurança pública estaduais. “A integração é necessária para combater o crime, que é um problema social. Como em um grande hospital, cada um atua em sua especialidade, mas trabalhando juntos para auxiliar e fortalecer o trabalho do outro”.

De acordo com a delegada Sílvia Virginia, a Coordenadoria de Polícia Comunitária mantém diretamente sob sua coordenação dois projetos sociais em ação. São eles: “Ciranda da leitura”, voltado para o incentivo à leitura, promovendo a arrecadação e distribuição de livros para bibliotecas e escolas e o “De bem com a vida”, focado no combate ao consumo de bebida alcoólica durante a adolescência através de trabalhos preventivos de conscientização junto aos jovens e a sociedade em geral.

O projeto Ciranda da leitura distribuiu cerca de 2600 livros em 2013, enquanto que o De bem com a vida, após nove meses de seu lançamento, finalizou o ano com 410 ações realizadas em todo estado.

Para contribuir com doação de livros, basta procurar a Coordenadoria no endereço Rua Diogo Domingos Ferreira, n.442, bairro Bandeirantes Cuiabá / MT, de segunda a sexta-feira, de 8h até 17h. O telefone para contato é: (65) 3322-5527. 

A delegada Sílvia Virgínia deixou no início deste mês a coordenaçao da Polícia Comunitária para assumir a Ouvidoria Setorial da Polícia Civil, no lugar do delegado Gênison Brito Alves Lima, nomeado o novo coordenador de Polícia Comunitária da Polícia Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entregador é condenado por matar motorista com golpe de capacete em Sinop

A Justiça condenou Bruno Ferreira dos Santos pela morte...

Carro tem princípio de incêndio após pane em rodovia de Colíder

Um Peugeot 208 azul foi parcialmente avariado pelas chamas,...

Motorista morre após cair de caminhão em Sinop

O motorista identificado como Alessandro José dos Santos, de...
PUBLICIDADE