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Ação de secretaria gera economia e preserva meio ambiente em MT

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A partir de segunda-feira (26) a Secretaria de Estado Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) não distribuirá mais copos descartáveis. A decisão tomada pela Gerência de Serviços Gerais da Secretaria de Administração Sistêmica (Saas) e visa gerar economia para os cofres públicos, além de preservar o meio ambiente. Para substituir os copos descartáveis, o setor estimula os servidores a levarem para o trabalho canecas reutilizáveis.

A tomada de decisão se baseou em estudos que comprovam os riscos que os copos descartáveis podem causar a médio e longo prazo ao meio ambiente. Segundo dados levantados pela Gerência e fornecidos aos servidores por meio de artigos, o tempo de decomposição de um copo plástico está entre 250 a 400 anos.

Também foi solicitado ao servidor que analisasse a quantidade de unidades utilizadas na secretaria, para refletir sobre como isto pode afetar o planeta. “Expanda um pouco mais o seu pensamento, imagine os copos plásticos utilizados em empresas só da sua cidade. Bom, não precisamos abrir muito essa análise, você já deve ter percebido a gravidade do assunto”, diz trecho do material.

Segundo a gerente de Serviços Gerais, Karina Vicenzi de Andrade, embora tenha um custo que pode ser considerado baixo, a alta demanda faz com que se gaste muito com copos plásticos. “Um das saídas pode ser a compra de copos de vidro, canecas ou outros recipientes para água ou café ou para qualquer que seja o consumo”.

O incentivo a utilização de copos pessoais será massificado via e-mail. “Cada funcionário leva a sua própria caneca ou copo e pode deixar em sua mesa ou na bolsa. Atitudes simples como essas podem gerar efeitos positivos a médio e longo prazo para o nosso planeta, além de economia para o Estado. Sendo assim, solicitamos a colaboração de todos para que tragam de casa seus copos. Além disso, suspenderemos a distribuição de copos descartáveis, limitando seu uso apenas na copa”, informou a gerente.

Desde setembro a Sejudh instituiu o sistema de envio e recebimento de mensagens por correio eletrônico (e-mail) como procedimento formal de comunicações internas administrativas entre as unidades vinculadas à pasta. A decisão foi tomada pela gestão da secretaria levando em conta a necessidade de modernização do sistema de comunicação; a celeridade da comunicação entre as unidades e a racionalização dos serviços, decorrente da utilização rotineira do sistema de correspondência eletrônica; além da facilidade de arquivamento virtual de mensagens eletrônicas.

“A economia de papel de expediente e de serviços de manutenção de equipamentos de impressão, com a utilização do correio eletrônico para fins de comunicação interna, vem ao encontro da prática estimulada pelo Governo do Estado desde o início da administração: a de poupar”, ressaltou o titular da Sejudh, Márcio Dorilêo.

“Estabelecemos, para efeito de encaminhamento de providências solicitadas, que as mensagens de correio eletrônico sejam consideradas recebidas ao final do expediente; e determinaremos aos servidores vinculados a cada respectiva unidade administrativa que acessem o e-mail institucional pelo menos uma vez durante o expediente”, acrescentou a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Cleitiane Dias.

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