PUBLICIDADE

Acadêmicos da Unemat Sinop criam impressora 3D

PUBLICIDADE

A ideia surgiu de uma curiosidade e no interesse de ter a máquina de prototipagem rápida. Os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Thiago Travaglia, Elivelton de Moura e Jonas Lima, e de Engenharia Civil, Ravel Saviano, se juntaram e de forma independente produziram a impressora. O equipamento foi apresentado na Semana de Engenharia da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A impressora usa como material o PLA, um termoplástico biodegradável derivado de fontes renováveis como amido de milho, raízes de mandioca e de cana, que leva de dois a quatro anos para se decompor na natureza. Através de um aplicativo de modelagem 3D no computador cria-se o modelo do objeto, que é enviado ao software da impressora, dividindo em várias camadas para a impressão.

Agora, os alunos pensam em disponibilizar a máquina para projetos de prototipagens próprios ou de outros alunos da universidade e até mesmo, produzir mais exemplares. “Até para a área comercial a gente pensou em por ela a disposição e criar mais, uma ou duas impressoras, dependendo de como andar o desenvolvimento”, afirmou Travaglia.

     

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE