O acadêmico do curso de Jornalismo do campus de Alto Araguaia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Marcos Augusto Santos Silva, criou o projeto ‘Natal sem lama’ com a proposta de levar alegria e esperança para as vítimas do desastre ocorrido em Mariana (MG) no dia 5 de novembro. A ideia surtiu tanto efeito que o projeto mobilizou a todos no campus e moradores de Alto Araguaia e “choveu” doações. O problema agora é como fazê-las chegar ao destino.
A ideia de tentar ajudar, de alguma forma, aquelas pessoas, fez surgir o Natal sem Lama, uma campanha para arrecadar brinquedos e água para as vítimas do desastre. “Muitos me perguntaram o porquê dos brinquedos, isso foi muito fácil de responder, informei que o natal está se aproximando e sabemos que a maioria dessas crianças ficaria sem receber presente, por isso pedi o brinquedo para simbolizar o início de uma nova esperança”.
A quantidade de doações que chegam aos dois pontos de coleta: Unemat/Alto Araguaia e Igreja Matriz surpreendeu o idealizador do Natal sem Lama, que a princípio tinha a preocupação de conseguir as doações e que hoje não tem recursos para fazer os brinquedos e a água arrecadada chegarem às vítimas do desastre. “A passagem do ônibus está fora do meu orçamento e, até o momento, não conseguimos nenhum patrocinador para despachar as arrecadações”, alega o acadêmico que tem 21 anos e é natural do Rio de Janeiro.
O estudante pode ser contatado pela fanpage www.facebook.com/marcosaugustojornalista.