A abertura da exposição museológica “Arte de Fazer”, foi, ontem, no Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. A atividade reúne peças e utensílios domésticos pertencentes a pioneiros luverdense e estará em exposição até o próximo dia 26. A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Diversos objetos foram doados por pioneiros e seus familiares para compor o acervo do museu. É possível encontrar matracas para plantio de arroz e milho, máquinas de datilografar, ferro à brasa, câmeras fotográficas, rede de pesca e até a cabeça de um peixe piraíba, que foi tratada, envernizada e guardada desde os anos 90 como lembrança pela família do pioneiro Vilmar Parisotto.
Responsável pela exposição, o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto, contou que a história de Lucas do Rio Verde pode ser contada com vários olhares. “Essa exposição traz tem um significado muito intenso. As crianças vão poder acompanhar e ver com o que os pioneiros trabalharam no início da sua chegada ao município. Essa atividade é mais que apresentar peças, proporciona uma discussão na sociedade e mostra uma possibilidade educacional que o museu tem a oferecer”.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, a exposição é uma oportunidade que a sociedade tem de conhecer as potencialidades do município. “É importante que os novos luverdenses conheçam as suas origens, reconheçam as dificuldades e as potencialidades que existiram no passado para construir um futuro cada vez melhor. Parabenizo a equipe do museu, da secretaria de Cultura e Turismo, e agradeço toda a Gestão Municipal”.