Um levantamento feito por Só Notícias, nos principais postos de combustíveis apontou que o abastecimento deve ser normalizado até a próxima quinta-feira (7). Em uma das empresas, que também faz a redistribuição para cidades do Nortão, o álcool, gasolina e diesel devem chegar nesta segunda-feira. Já em outra que possui postos nas avenidas das Itaúbas, Tarumãs e Embaúbas, está tendo os três combustíveis, porém, os motoristas estão encarando longas filas para conseguir abastecer.
De acordo com o gerente de uma rede de postos, Diego Granja, está tendo uma grande procura dos consumidores, por isso, existe essa formação de fila. “Esperamos que seja normalizada na próxima semana por conta da logística do transporte. Estamos conseguindo receber aos poucos. Conforme está chegando o pessoal está comprando tudo. Recebemos um pouco de tudo (álcool, gasolina e diesel). Conforme fomos conseguindo comprar aqui próximo da região já foi sendo distribuído para os postos”, disse.
O desabastecimento ocorreu após os bloqueios feitos pelos caminhoneiros nas rodovias federais e estaduais de Mato Grosso e em outros 20 Estados do país, que durou 10 dias. No estado, os pontos foram desbloqueados na quinta-feira (31). A ação, ocorreu de forma pacífica pelas equipes extras da Polícia Rodoviária Federal com apoio da Polícia Militar e do Exército.
Conforme Só Notícias já informou, o governo federal afirmou, ontem, acordo com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) para garantir o repasse do desconto de R$ 0,46 no litro do óleo diesel aos consumidores. O governo sinalizou punições possíveis aos postos que não repassarem o desconto: multas de até R$ 9,4 milhões, suspensão temporária das atividades, interdição dos estabelecimentos e até mesmo cassação da licença.