PUBLICIDADE

90 mil processos tramitam na Justiça Comum no Nortão

PUBLICIDADE

Um total de 90.042 processos tramitam na Justiça Comum nas 21 comarcas do Tribunal de Justiça, localizadas no Nortão. Os dados foram apresentados pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), referentes aos processos encaminhados até o mês de março. O maior volume tramita no fórum de Sinop. As 16.095 ações pendentes nas oito varas, colocam o município com o quarto maior volume de processos do Estado.

Para da maior agilidade aos serviços, a Comarca, que atualmente é de 3ª entrância, poderá ser elevada à entrância especial. No mês de fevereiro, foram lançadas as obras de ampliação do fórum, que oferecerão estrutura para abrigar mais cinco varas, garantindo espaço para a elevação. Atualmente, existem três comarcas de entrância especial em todo o Estado: em Cuiabá, com 120 mil processos, Rondonópolis, 52 mil, e Varzea Grande, com 26 mil ações.

O segundo maior volume de processos do Nortão está no município de Sorriso. São 10.031 que tramitam na comarca, que foi elevada à categoria de 3ª Entrância, em 2004, e terá passará a atuar em novas instalações, com a construção do novo fórum. A previsão é de que as obras iniciem até junho. O novo prédio terá estrutura para abrigar mais uma vara, além das seis existentes.

A Corregedoria Geral de Justiça também contabilizou outros 11.892 processos que tramitam nos juizados especiais, presentes na maioria das comarcas. Os processos que tramitam nos juizados, tem causas consideradas simples, como pedidos de reparação por danos que não ultrapassem 40 salários mínimos e delitos de pouca gravidade.

Entre outros municípios com maior volume de processos estão Alta Floresta, Colíder, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Juara, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE