Oitenta galos foram aprendidos ontem em uma casa na rua F6, em Alta Floresta. A operação foi feita por fiscais do Ibama acompanhados de agentes da Polícia Civil, após denúncia de no local funcionava uma rinha de galos. Foi encontrada uma arena, onde acontecia a luta dos animais. A arena foi interditada.
Todos os galos foram apreendidos pelo Ibama, que estará concluindo, hoje à tarde, o laudo técnico para saber se houve maus tratos aos animais. Em caso positivo, os envolvidos serão multados. Só Notícias apurou que ninguém foi preso porque não houve flagrante. Ou seja, no momento da apreensão, não estava havendo rinha.
A prática de rinha é considerada crime ambiental e se enquadra no artigo 32 da legislação ambiental, que prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
O artigo condena o ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A operação contou ainda com apoio do Ministério Público Estadual.