A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com o empresário Valdir Antonio Petry, irá doar 5 mil mudas da espécie “Nim Indiano”. “As mudas serão destinadas às propriedades com área abaixo de 100 hectares e serão doadas, no máximo, 100 mudas por pessoa”, explica o secretário Fabiano Marson. Os interessados devem procurar a secretaria para formalizar o pedido das mesmas.
A “Nim indiano” é conhecida no meio científico como a árvore da vida, devido as inúmeras possibilidades no seu uso. É madeira de lei semelhante ao mogno e cresce rápido como o eucalipto. As folhas e frutos controlam eficazmente mais de 400 tipos de insetos. É uma planta rústica que adapta bem em terrenos acidentados e secos. A árvore pode atingir até 25 metros e sua madeira resistente a traças e cupins é ótima para o fabrico de móveis e construção civil.
Sua cotação no mercado internacional é de 200 dólares o metro cúbico. O óleo contido nas sementes, é ótima matéria- prima para fabricação de sabonetes, cosméticos diversos, pasta dental, todos com funções terapêuticas. Além das propriedades de carrapaticida, vermífugo, controle das moscas dos chifres, controle de sarnas em diversos animais as cascas dos frutos e dos troncos constitui um excelente fertilizante orgânico.
Esta não é a primeira vez que o empresário realiza doação desse tipo de muda para a prefeitura. Petry ressalta que a iniciativa de doar parte da sua produção surgiu ao conseguir o apoio para investir no município. “Fui buscar apoio junto a prefeitura para montar o negócio e após uma conversa com o Rossato resolvi investir nessa área. Após o sucesso no investimento, esta foi a forma que encontrei de retribuir este apoio, beneficiando toda população”, declara o empresário.