A quantidade de lixo reciclável coletada mensalmente, em Lucas do Rio Verde, chega a aproximadamente 40 toneladas. Esse total representa 60% da produção de materiais recicláveis no município. Os dados foram apresentados pelo diretor do Sistema Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), Daltro Sérgio Figur.
O lixo reciclável é recolhido e uma empresa que atua no município faz a separação do material e os fardos, para revender. Segundo ele, muitos moradores começaram a se preocupar mais com a separação do lixo, após algumas discussões que o SAAE realizou nos bairros, sobre a implantação da tarifa de coleta de lixo no município. Ele destacou que o objetivo é reduzir a produção de lixo diário no município, que está acima da média nacional.
Conforme o diretor, atualmente o SAAE recolhe 30 toneladas de lixo por dia, o que corresponde a produção de um quilo de lixo por habitante diariamente. Inicialmente a previsão era de que a taxa começasse a ser cobrada em maio, mas, conforme Figur, foi adiada. “Enquanto houver dúvidas nós vamos orientar os moradores. A tarifa não é o mais importante, mas sim a quantidade de lixo que estamos produzindo”, enfatizou.
Pela tarifa, o munícipe pagará R$ 1,5 por cada 10 litros de lixo produzidos. O valor que será cobrado de cada residência está sendo levantado através de um cadastro em que o morador vai declarar quantos quilos de lixo produz mensalmente. Para os comerciantes a tarifa será calculada por uma tabela diferenciada, e poderão pagar em torno de R$ 500 ao mês. A nova tarifa deve ser cobrada de 7 mil residências.
O SAAE possui dois caminhões e 20 funcionários que fazem a coleta de lixo diariamente em Lucas do Rio Verde.