Chegam hoje, em Sinop, 4 agentes de fiscalização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), de Cuiabá, que auxiliarão a unidade local na fiscalização neste período da Piracema quando é proibido pescar devido a reprodução dos peixes. Eles trabalharão com outros 2 fiscais da unidade, durante 12 dias em 18 municípios, nos rios Teles Pires, Rio Verde, Arinos, Celeste, Nandico e Von Steinen.
A Piracema teve início no último dia 3, sendo proibida a pesca com tarrafas e redes, nos próximos 4 meses. A Sema em Sinop também está monitorando a venda de pescado nos supermercados da cidade e região. O produto que deve ser vendido nesse período é apenas o correspondente ao declarado nos estoques das lojas. Quem vender peixe que não seja o já estocado poderá ser penalizado com multas e ter o produto apreendido.
Os pescadores que forem detidos com pescados dessa natureza serão multados. Os peixes serão apreendidos e doados para entidades assistenciais. A proibição da pesca tem com objetivo permitir o ciclo de reprodução dos peixes, garantindo o sustento de muitas famílias e atividades econômicas que dependem diretamente da pesca, na próxima temporada.