26% dos eleitores de Mato Grosso usarão a identificação digital nas eleições municipais deste ano Mato Grosso. São 594.723 eleitores que foram cadastrados biometricamente, de um universo total de 2.269.010.
A presidente do TRE, Maria Helena Póvoas define o pleito como uma eleição “híbrida”, já que 41 dos 141 municípios foram alcançados pela biometria.
Alerta que os mesários que atuarão nas sessões onde o sistema de identificação digital será utilizado, foram orientados a manter limpo o equipamento receptor das imagens, para evitar problemas de leitura que ocorreram em alguns pontos, na eleição majoritária de 2014. Com isso ocorreram filas em algumas seções.
Em relação ao emprego de tecnologias e confiabilidade, o TRE lançará mão da internet, através de um sistema chamado Je Connect, para transmissão dos dados na apuração. O sistema será usado em 322 pontos de transmissão. Em 97 locais de votação que não possuem sequer internet a transmissão serão feita via satélite.
Já, no restante das seções, o resultado gravado na memória interna de cada urna será transmitido por uma mídia especial, semelhante a um pen drive, até o computador central, responsável pela totalização dos votos.