Teve início esta manhã, no CTG Recordando os Pagos, o curso de operador de máquinas agrícolas. Participaram da abertura o prefeito em exercício, Luiz Carlos Nardi, o secretário de Agricultura, Sardi Trevisol e a coordenadora do projeto Parceria Rural, Rosa Maria.
Ao todo, 150 pessoas maiores de 18 anos e desempregadas irão participar do curso, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado, que se estenderá até o dia 22. Segundo Rosa Maria, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e só se destacam os que se capacitarem. “Por isso é tão importante cursos como este. Para dar oportunidade aos cidadãos de se inserirem nesse mercado tão competitivo”.
De acordo com Nardi, o treinamento veio em hora certa. “O desemprego em Sorriso está grande, mas logo que a crise passar os produtores irão voltar a contratar e, certamente, darão preferência aos profissionais que estiverem preparados, mais capacitados. Este treinamento vem de encontro ao que procurávamos, algo que fosse voltado para a base econômica do município, que é o agronegócio. Os profissionais sairão daqui aptos a trabalhar com qualquer máquina agrícola, saberão desde o plantio até a colheita. É disso que precisávamos”, salienta Nardi.
O curso, será dividido em cinco módulos, sendo o primeiro sobre Princípios de Ética e Cidadania, Relações Interpessoais e Auto-estima, o segundo sobre Plantio e Manutenção e Operação de Tratores. Os módulos seguintes abordarão temas como Colheitadeira de Soja, Colheitadeira de Algodão, Preparo do Solo e Saúde e Segurança do Trabalho, totalizando 96 horas/aulas.
Os 30 alunos que se destacarem na primeira etapa participarão ainda, nos dia 21 e 22 de um módulo sobre Agricultura Satelital de Precisão da Empresa AD-Agricultura Satelital. Os interessados devem fazer sua inscrição na Secretaria de Agricultura, Secretaria de Ação Social ou no SINE que funciona no Ganha Tempo de Sorriso.