Leia abaixo, na integra, o comunicado oficial do Vaticano sobre a morte do Papa João Paulo II:
“O Santo Padre morreu às 21h37 (16h37 de Brasília deste sábado em seu aposento privado.
Às 20h (15h de Brasília) foi iniciada a celebração da Santa Missa da Divina Misericórdia nos aposentos do Santo Padre, presidida pelo arcebispo Stanislaw Dziwisz, com a participação do cardeal Marian Jaworski, do arcebispo Stanislaw Rylko e do monsenhor Mieczyslaw Mokrzycki.
Durante a missa, o Santo Viático (comunhão dada aos que estão perto da morte) foi administrada para o Santo Padre e, mais uma vez, o sacramento da unção dos enfermos (extrema-unção).
As horas finais do Santo Padre foram marcadas por orações ininterruptas de todos aqueles que estavam o ajudando em sua piedosa morte, e pela oração dos fiéis que permaneceram na praça São Pedro por várias horas.
Estavam presentes no momento da morte de João Paulo II: seus dois secretários pessoais, o arcebispo Stanislaw Dziwisz e o monsenhor Mieczyslaw Mokrzycki, o arcebispo Stanislaw Rylko, o padre Tadeusz Styczen, as três freiras do Sagrado Coração de Jesus, que cuidaram do papa em seus aposentos, guiadas pela madre superiora Tobiana Sobódka, e o médico pessoal do papa, Renato Buzzonetti, e dois médicos em guarda, Alessandro Barelli e Ciro D’Allo, além de duas enfermeiras.
Imediatamente após (a morte) o cardeal secretário de Estado Angelo Sodano chegou, assim como o camerlengo da Santa Igreja Católica, cardeal Eduardo Marínez, e o arcebispo Paolo Sardi, vice-camerlengo da Santa Igreja Católica.
Depois, o cardeal Joseph Ratzinger, dignitário do Colégio dos Cardeais, e o cardeal Jozef Tomko também chegaram.
Neste Domingo do Divino Perdão, às 10h30 (5h30 do domingo de Brasília) uma missa para o repouso da alma do Santo Padre será celebrada na praça São Pedro, presidida pelo cardeal Angelo Sodano.
Ao meio-dia, será realizada a prece mariana da Páscoa, Regina Coeli.
O corpo do sumo pontífice deve ser levado à basílica do Vaticano não antes da tarde da próxima segunda-feira.
A primeira congregação geral dos cardeais será realizada às 10h (5h de Brasília, na próxima segunda-feira, dia 4), na sala Bolonha do Palácio Apostólico.”