Após sortear as chaves das eliminatórias africanas durante o primeiro evento oficial da Copa do Mundo de 2014, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, passou às competições asiáticas e da América Central e do Norte. No primeiro sorteio, o ex-técnico do Japão, Zico, colocou um time relativamente difícil no caminho do país.
O Japão vai jogar contra Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte, que disputou a última Copa do Mundo e caiu no grupo do Brasil. Os asiáticos deram trabalho ao time do técnico Dunga. O outro jogador que participou do sorteio foi o meia Lucas, do São Paulo.
As eliminatórias asiáticas são compostas por 20 equipes divididas em cinco grupos. Os dois melhores colocados de cada formam duas chaves. Os quatro vencedores se classificam automaticamente, enquanto os terceiros lugares jogam entre si para definir o adversário da África na repescagem.
Na América do Sul, não haverá sorteio. As nove equipes jogam em turno e returno por quatro vagas e uma chance de jogar a repescagem com uma seleção asiática. Sede da Copa do Mundo, o Brasil já está classificado, sobrando Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Em seguida, foi a vez da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe. A primeira fase dessa eliminatória já foi realizada. Na segunda, são seis grupos de quatro times, cujos vencedores se juntam a Jamaica, Costa Rica, México, Honduras, Cuba e Estados Unidos na próxima etapa. Os norte-americanos, presentes nas últimas seis edições da Copa do Mundo, caíram na chave dos jamaicanos.
Por fim, foi sorteada a chave da Ocêania, com apenas 11 equipes. As quatro piores colocadas (Samoa, Tonga, Ilhas Cook e Samoa Americana) se enfrentam em um quadrangular. O vencedor se junta às outras sete em dois grupos. O vencedor disputa a repescagem com a Concacaf.
Veja como ficaram as eliminatórias da Ásia, Concacaf e Oceânia
Ásia
Grupo A: Cingapura; Iraque; Jordânia; China
Grupo B: Líbano; Emirados Árabes Unidos; Kuwait Coreia do Sul
Grupo C: Coreia do Norte; Síria; Uzbequistão; Japão
Grupo D: Tailândia; Omã; Arábia Saudita; Austrália
Grupo E: Indonésia; Bahrein; Catar; Irã
Oceânia
Grupo A: Taiti; Vencedor da primeira fase; Nova Caledônia; Vanuatu;
Grupo B: Papa Nova Guiné; Ilhas Salomão; Nova Zelândia; Fiji;
Concacaf
Segunda fase
A: Suriname; El Salvador; Ilhas Cayman; República Dominicana
B: Bermudas; Guiana; Trinidad e Tobago; Barbados
C: Bahamas; Nicarágua; Dominica; Panamá
D: Santa Lúcia; Porto Rico; São Cristóvão e Neves ; Canadá
E: Belize; São Vicente e Granadinas; Guatemala; Granada
F: Ilhas Virgens Americanas; Curaçao; Antígua e Barbuda; Haiti
Terceira fase
A: Vencedor E; Vencedor F; Jamaica; Estados Unidos
B: Vencedor A; Vencedor B; Costa Rica; México
C: Vencedor D; Vencedor C; Cuba; Honduras