O ex-camisa 10 do Flamengo e da seleção, Zico, deve estar em Várzea Grande, hoje, para lançar o projeto social denominado “Escola Zico 10” para as crianças aprenderem futebol. Cerca de 450 garotos, nascidos entre 1995 e 2006, serão atendidos pelo projeto que terá duração de um ano e será implantado pela prefeitura varzeagrandense, informa a assessoria.
O projeto terá três núcleos, de 150 crianças (em cada) que estejam matriculadas no ensino fundamental. Elas receberão um kit com calção, meias e chutarias. As aulas serão duas vezes por semana entre nos turnos matutino (8h à 9h30/ 9h40 às 11h) e vespertino (14h20 às 15h50/ 16h às 17h30), fora do horário de aula. Nos sábados e domingos, os atletas mirins jogarão entre si, ou amistosos contra outras equipes.
Todas as crianças terão que ter assiduidade na frequência escolar e boas notas. O acompanhamento será feito pela coordenação do ex-jogador Beto Cuiabano, das Escolas Zico 10, o Centro Futebol Zico, a secretaria de Educação, além dos professores da rede. Os professores que irão trabalhar no projeto terão um curso de capacitação de cinco dias, entre os dias 23 a 27 de maio. Eles terão palestras sobre: drogas, primeiros socorros, direito e deveres da criança, psicologia esportiva, trabalho administrativo, pedagogia esportiva, futebol arte, trabalho tático e técnica sobre futebol.
A chegada de Zico e a seleção master do centro de treinamentos dele chegará no auditório de um hotel às 11h, para apresentação do projeto social. O jogador ainda fará ainda uma palestra. Às 16h, ele entra em campo, no estádio Dito Souza, junto com o time dele para enfrentar a seleção master do município. A entrada será gratuita.