PUBLICIDADE

Webber vence após pole na F1; Massa fica em 6º

PUBLICIDADE

O australiano Mark Webber venceu o Grande Prêmio da Espanha, realizado na manhã deste domingo. Com o triunfo em Barcelona, o experiente piloto da Red Bull mantém a tradição do circuito, no qual o piloto que larga na pole position costuma terminar como ganhador.

Em 20 corridas, o mais rápido do treino classificatório ganhou 16. Nas últimas 10 edições da etapa espanhola do Mundial, quem começou em primeiro acabou na mesma posição. Mark Webber, na Fórmula 1 desde 2002, conquistou sua terceira vitória na categoria, a primeira em 2010, e subiu ao pódio 12ª vez.

Em sua primeira prova como piloto da Ferrari dentro de casa, Fernando Alonso terminou na segunda colocação, 24 segundos atrás de Webber. Beneficiado por problemas nos pneus do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, e do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, o espanhol ganhou duas posições na parte final.

Vettel acabou na terceira colocação e completou o pódio na Catalunha. Com uma série de mudanças em seu carro, o alemão Michael Schumacher, da Mercedes, foi o quarto colocado, sua melhor performance na temporada. Companheiro e compatriota do heptacampeão, Nico Rosberg foi apenas o 13º, pior resultado no ano.

O ferrarista Felipe Massa foi o brasileiro mais bem sucedido e terminou na sexta posição. Rubens Barrichello, da Williams, foi o nono. Entre os novatos, Lucas Di Grassi, da Virgin, ficou em 19º, último colocado, e Bruno Senna, da Hispania, abandonou logo no começo.

Quinto lugar na Espanha, o inglês Jenson Button, da McLaren soma 70 pontos e mantém a ponta do Mundial, seguido por Alonso (67). Vettel foi o terceiro em Barcelona e está na mesma posição da tabela (60). Superado por Webber (53) e Rosberg (50), Massa tem 49 pontos, assim como Hamilton.

A prova – Na pole position pela segunda vez em 2010, Webber foi pressionado por Vettel e Hamilton na largada, mas manteve sua posição. O início foi bom para os quatro pilotos brasileiros, que conseguiram ganhar algumas posições. Bruno Senna avançou quatro postos, mas passou reto em uma curva e deixou a prova.

No 15º giro, Felipe Massa e Michael Schumacher foram os primeiros a parar nos boxes entre as principais equipes. Rosberg também resolveu fazer o pit-stop, mas acabou liberado antes da hora e precisou ser arrastado de volta para finalizar a troca de pneus.

Na sequência, os líderes também visitaram os boxes. Mark Webber não teve problemas em sua parada e voltou na liderança sem ser ameaçado. Já Sebastian Vettel não foi bem sucedido em seu pit-stop e perdeu a segunda posição para Hamilton.

No quinto lugar, Michael Schumacher defendeu arduamente sua posição de Jenson Button. O inglês se aproximava nas retas, mas não encontrava espaço para a ultrapassagem. A briga favoreceu Alonso, tranquilo na quarta colocação. Na liderança, Webber se ocupou em fazer sucessivas melhores voltas da prova.

A disputa entre Schumacher e Button beneficiou Massa, que conseguiu se aproximar dos dois. Na tentativa de chegar, o brasileiro tocou na lenta Hispania do indiano Karun Chadhok. Mesmo com o bico danificado, o piloto da Ferrari decidiu se manter na pista e não parou nos boxes para trocar a peça.

Os quatro primeiros colocados faziam uma prova tranqüila. Sem ser ameaçado, Webber abriu distância segura de Lewis Hamilton e não era assediado por Vettel. Fernando Alonso, por sua vez, contava com grande diferença em relação a Schumacher e tampouco atacava o alemão da Red Bull.

Na 54ª volta, um imprevisto interrompeu a monotonia entre os líderes. Vettel perdeu o controle do carro e passou pela brita. Com um problema no pneu dianteiro esquerdo, ele precisou visitar os boxes e voltou no quarto lugar. Desta forma, Alonso passou para o terceiro posto.

A apenas uma volta e meia do final, foi a vez de Lewis Hamilton ter uma infelicidade. O pneu dianteiro esquerdo do britânico furou, ele perdeu o controle do carro e saiu da pista. Com o imprevisto, para a alegria dos torcedores locais, Alonso pulou para a segunda colocação.

Confira os resultados finais do Grande Prêmio da Espanha:

1: Mark Webber (AUS/Red Bull) – 66 voltas em 1h35min44s101
2: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 24s065
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 51s338
4: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1min02s195
5: Jenson Button (ING/McLaren) – a 1min03s728
6: Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1min05s767
7: Adrian Sutil (ALE/Force Índia) – a 1min12s941
8: Robert Kubica (POL/Renault) – a 1min13s677
9: Rubens Barrichello (BRA/Williams) – a 1 volta
10: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) – a 1 volta
11: Vitaly Petrov (RUS/Renault) – a 1 volta
12: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) – a 1 volta
13: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1 volta
14: Lewis Hamilton (ING/McLaren) – a 2 voltas
15: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force Índia) – a 2 voltas
16: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) – a 2 voltas
17: Jarno Trulli (ITA/Lotus) – a 3 voltas
18: Timo Glock (ALE/Virgin) – a 3 voltas
19: Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) – a 4 voltas

Não completaram

Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – na volta 43
Karun Chandhok (IND/Hispania) – na volta 28
Pedro De la Rosa (ESP/Sauber) – na volta 19
Bruno Senna (BRA/Hispania) – na volta 3
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) – na volta 1

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Luverdense acerta com mais cinco reforços para próxima temporada

O Luverdense anunciou a contratação de mais cinco jogadores...

Cuiabá é rebaixado matematicamente à Série B

O Cuiabá está rebaixado matematicamente à Série B do...
PUBLICIDADE