No primeiro jogo da fase mata-mata, Ricardo e Pedro Cunha repetiram aquilo que estavam fazendo nas partidas do Grupo F: venceram. Os brasileiros derrotaram os espanhóis Pablo Herrera e Adrian Gavira por 2 a 0 (parciais de 21/18 e 21/19) e avançaram às quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres.
"Foi um jogo muito difícil. A concentração foi importante para que conseguíssemos a virada. Já tinhamos enfrentado eles em dois jogos do Circuito Mundial e sabíamos que seria difícil", declarou Ricardo, que já soma uma medalha de ouro, uma de prata e outra de bronze em Olimpíadas.
Pedro Cunha, por outro lado, faz sua estreia em Jogos Olímpicos e comemora a oportunidade depois de uma lesão sofrida há três anos, que o fez pensar em encerrar a carreira. "Jogar depois de tudo que eu passei é mais prazeroso. Aprendi com aquilo e agora só de estar aqui já é uma grande vitória. Faltam mais três jogos (para o ouro)", disse o brasileiro.
Ricardo e Pedro Cunha ainda não perderam um set sequer em Londres. Nas quartas de final, eles vão encarar o vencedor do duelo entre os alemães Jonas Reckermann e Julius Brink com a dupla da Letônia, formada por Aleksandrs Samoilovs e Ruslans Sorokins.