Com a atleta Ana Tiemi de Nova Mutum, titular absoluta, a seleção brasileira feminina juvenil perdeu o terceiro e último amistoso contra os Estados Unidos, na casa das adversárias. Em Colorado Springs, a equipe foi superada por 3 sets a 0 (22/25, 24/26 e 22/25). De 9 a 19 de junho, as duas seleções disputarão a Pan-American Cup, em Santo Domingo, na República Dominicana, onde a delegação desembarca amanhã.
No primeiro amistoso entre as equipes, realizado em Denve, o Brasil também havia sido derrotado por 3 a 0 (19/25, 21/25 e 23/25). Já no segundo encontro, em Fort Collins, as brasileiras comandadas pelo técnico Antônio Rizola venceram por 3 a 1 (25/23, 25/19, 22/25 e 25/21).
Nessas três partidas, Rizola pôde fazer uma série de observações. “Foi de grande valia para o grupo estes jogos e o resultado numérico também foi expressivo. Aproveitamos para testar várias opções de formações na equipe e de estrutura tática de jogo. Estamos dando muita ênfase ao ataque das centrais e de bolas de fundo”, avalia.
Para o Brasil, os amistosos e a competição na República Dominicana servem como preparação para o Campeonato Mundial Juvenil, que acontece na Turquia, entre 23 e 31 de julho. A equipe, atual bicampeã mundial e que lutará pelo seu quinto título, está no Grupo A, com sede em Ankara, juntamente com Croácia, Sérvia e Montenegro, EUA, Japão e as donas da casa.