Mesmo sem dar espetáculo, Vitória e Botafogo fizeram um jogo recheado de gols na tarde deste sábado, no estádio Barradão, em Salvador. No final, vitória baiana por 4 a 3, o que garante a equipe da casa no G4, com 13 pontos, ao final da sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Fogão permanece com os mesmos seis pontos e fica na perigosa 16ª posição.
Com uma boa campanha no Brasileirão e jogando em casa, o Vitória tomou a iniciativa do duelo no Barradão. Os comandados de Paulo César Carpegiani começaram tocando a bola e estudando a equipe carioca, que se postava em seu campo.
Numa roubada de bola aos dez, o Botafogo saiu rápido no contra-ataque puxado por Alessandro. Na chegada da área o lateral enfiou para Laio que penetrava pela direita. O atacante invadiu a área e chutou cruzado, mas Viáfara fez a defesa.
Mas não demorou para o Vitória abrir o placar. Aos 12, Carlos Alberto recuperou uma bola em sua intermediária e avançou em velocidade. Ao cruzar a linha que divide o gramado, ele fez um lançamento longo para Roger, que penetrou entre os zagueiros do Bota e tocou para o fundo do barbante, encobrindo o goleiro Renan.
O Botafogo sentiu o gol e continuou recuado. E, nove minutos depois, o Vitória faz o segundo em uma jogada parecida com o primeiro. Novamente a bola foi recuperada pelos baianos em sua intermediária. Vanderson recebeu na linha média e lançou Roger, que se livrou de Emerson e entrou na área. Renan saiu, mas falhou na tentativa de cortar a bola e ela morreu pela segunda vez no fundo de suas redes.
Atordoado, o Botafogo diminuiu na bola parada. Juninho cobrou falta da meia lua, a bola foi por baixo da barreira e passou por baixo das pernas de Viáfara. Mas nem deu para comemorar. Anderson Martins recebeu ainda em seu campo na saída de bola, e avançou até a entrada da área adversária. Da meia lua, ele tentou o chute. Renan espalmou e Adriano aproveitou o rebote para bater de primeira e ampliar: 3 a 1.
O Botafogo insistiu e conseguiu diminuir a desvantagem antes do intervalo. Aos 36, Alessandro cruzou da direita e Laio se antecipou a zaga para cabecear e fazer o segundo gol carioca da tarde.
O gol no final e as orientações de Ney Franco nos vestiários deram nova vida à equipe carioca, que retornou para o segundo tempo disposta a buscar o empate. E aos dez, quase conseguiu. Victor Simões avançou em velocidade pelo meio e tocou na direita para Lúcio Flávio, que chegou batendo, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.
Com o domínio da posse de bola, o Botafogo mandava no jogo e o empate era questão de tempo. E ele veio aos 27 numa boa trama do ataque Alvinegro. Renato tocou para Tony na área, o atacante fez o pivô e achou Victor Simões na direita, que ajeitou com a direita e tocou com a esquerda para vencer Viáfara.
O Bota continuou martelando em busca da vitória, mas numa bobeira de sua defesa acabou punido aos 44 minutos. Bola cruzada na área, o goleiro Renan saiu mal e Apodi cabeceou para decretar a vitória baiana.
Botafogo e Vitória jogarão em casa na oitava rodada. O Alvinegro recebe o Goiás no Engenhão, no sábado. Já o Vitória encara o Santo André no Barradão, no domingo.