Quem temia ver uma temporada 2010 monótona na Fórmula 1 teve de mudar de opinião. O GP da Malásia foi empolgante, teve boas ultrapassagens e terminou com uma dobradinha da Red Bull – Sebastian Vettel na frente, com Mark Webber em segundo e Nico Rosberg, da Mercedes, em terceiro.
Felipe Massa cruzou a linha de chegada em sétimo após largar na vigésima primeira posição. Com grande atuação e um pouco de sorte, assumiu a liderança do Mundial de Pilotos. O brasileiro já vinha fazendo melhor corrida do que seu companheiro Fernando Alonso, mas conseguiu pular para a ponta da classificação nos últimos momentos da prova, quando o espanhol da Ferrari tentou ultrapassar Jenson Button a duas voltas do fim e viu seu motor quebrar.
Os brasileiros Lucas Di Grassi (Virgin) e Bruno Senna (Hispania) também tiveram motivos para comemorar. Após terem abandonado nas duas primeiras provas da temporada, eles finalmente conseguiram cruzar a linha de chegada na Fórmula 1, respectivamente, em 14º e em penúltimo.
A corrida – A chuva prevista não apareceu. Mesmo com a pista seca, a largada foi sensacional e cheia de alternâncias. Vettel superou Mark Webber, seu companheiro de equipe, que havia conquistado a pole no dia anterior. Rubens Barrichello ficou parado e por pouco não causou um acidente, até conseguir colocar seu carro Williams para andar novamente e receber a bandeirada em 12º.
A má colocação dos pilotos da Ferrari e da McLaren no qualificatório de sábado também colocou fogo no fundo grid desde as primeiras voltas do GP da Malásia. Hamilton e Massa largaram melhor que seus companheiros, deixando Alonso e Button para trás.
Na ânsia de fazer uma corrida de recuperação, Hamilton protagonizou intensa disputa com o estreante russo Vitaly Petrov, da Renault, equipe que vem crescendo. Para defender sua posição, o piloto da McLaren mudou a trajetória de seu carro por três vezes e acabou levando uma advertência pela irregularidade.
Michael Schumacher largou bem, pulou da oitava para a sexta posição, mas abandonou a prova na 10ª volta, com sua Mercedes quebrada. O motor de Kamui Kobayashi, da Sauber, também não aguentou o calor da Malásia e obrigou o japonês a deixar a pista.
Hamilton foi crescendo na prova, fazendo a volta mais rápida por duas vezes consecutivas e se aproximando dos líderes, no momento em que a maioria dos pilotos se preparava para os pit stops.
Líder da prova, Vettel teve uma parada tranquila. Webber, seu companheiro de Red Bull, não teve a mesma sorte nos boxes e acabou perdendo muito tempo na troca de pneus, voltando em terceiro, atrás de Hamilton, que manteve a segunda colocação até, enfim, fazer sua troca de pneus.
Enquanto Massa, de volta dos boxes, perdia tempo atrás de Button, Alonso retardou ao máximo sua parada, fazendo bons tempos mesmo com os pneus desgastados. O espanhol voltou à pista voando do pit stop e logo começou a pressionar o brasileiro, seu companheiro de equipe.
Sentindo a aproximação de Alonso, Massa enfim conseguiu ultrapassar Button na volta 44, ganhando a sétima posição e contando com a qualidade do inglês para ter um respiro e evitar o duelo com a outra Ferrari.
A manobra do brasileiro foi decisiva. Além de ganhar confiança, ele viu o caminho livre para tentar atacar Hamilton. A ultrapassagem desta vez não ocorreu, mas Massa teve grande atuação na prova e foi recompensado no final, assumindo a liderança do Mundial de Pilotos, com 39 pontos, dois na frente de Vettel e Alonso.
O espanhol da Ferrari foi ousado, mas teve problemas com seu motor após ataque frustrado a Jenson Button e terminou em 13º.
Confira a classificação do GP da Malásia:
1º – Sebastian Vettel (ALE /Red Bull)
2º – Mark Webber (AUS/Red Bull) a 4,8 segundos
3º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 13,5 segundos
4º – Robert Kubica (POL/Renault) a 18,5 segundos
5º – Adrian Sutil (ALE/Force India) a 21 segundos
6º – Lewis Hamilton (ING / McLaren) a 23,4 segundos
7º – Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 27 segundos
8º – Jenson Button (ING/McLaren) a 37,9 segundos
9º – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) a 70,6 segundos
10º – Nico Hulkenberg (ALE/Williams) a 73,3 segundos
11º – Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso) a 78,9 segundos
12º – Rubens Barrichello (BRA/Williams) a 1 volta
13º – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 2 voltas
14º – Lucas di Grassi (BRA/Virgin) a 3 voltas
15º – Karin Chandhok (IND/Hispania) a 3 voltas
16º – Bruno Senna (BRA/Hispania) a 4 voltas
17º – Jarno Trulli (ITA /Lotus) a 5 voltas
– Heikki Kovalainen (FIN / Lotus) – Abandonou na 46ª volta
– Vitaly Petrov (RUS / Renault) – Abandonou na 32ª volta
– Vitantonio Liuzzi (ITA / Force India) – Abandonou na 12ª volta
– Michael Schumacher (ALE / Mercedes) – Abandonou na 10ª volta
– Kamui Kobayashi (JAP / Sauber) – Abandonou na 8ª volta
– Timo Glock (ALE / Virgin) – Abandonou na 2ª volta
– Pedro de la Rosa (ESP / Sauber) – Não largou