Sem ser ameaçado em nenhuma das atividades no circuito de Monza, Sebastian Vettel manteve o ótimo desempenho e garantiu a pole-position para o Grande Prêmio da Itália, neste sábado. Primeiro colocado no segundo e terceiro treino livre, ele liderou a dobradinha da Red Bull após cravar 1min23s755. Mark Webber, companheiro do alemão na equipe, ficou em segundo, 0s213 mais lento do que o líder.
A grande surpresa do treino qualificatório ficou por conta de Nico Hulkenberg. O piloto da Sauber, que tem motor Ferrari, superou a própria escuderia italiana e garantiu o terceiro lugar na largada.
Quem também surpreendeu foi Felipe Massa, que mostrou que está se adaptando a pista e foi melhorando a cada sessão. Depois do 12º lugar no primeiro treino livre, do oitavo lugar no segundo e do sétimo no terceiro, ele teve um bom desempenho na classificação e largará em quarto, marca alcançada após ter cravado1min24s132.
Seu companheiro na Ferrari, Fernando Alonso terminou na quinta posição, seguido por Nico Rosberg, que foi o melhor da Mercedes e largará em sexto. Confirmado como piloto da Red Bull na próximo temporada, Daniel Ricciardo correu bem e garantiu a sétima colocação, 0s747 mais lento do que o futuro companheiro de equipe.
O mexicano Sergio Pérez e o britânico Jenson Button, ambos da McLaren, terminaram na oitava e na nova colocação, respectivamente. Já o francês Jean-Éric Vergne fechou o top 10 na décima posição.
A grande surpresa da atividade foi a ausência no Q1 de dois pilotos que brigam pelas primeiras colocações no Mundial. Terceiro colocado na competição, Lewis Hamilton largará apenas em 12º. Já Kimi Raikkonen, que é o quarto, terminou na 11ª posição.
A largada do Grande Prêmio da Itália está marcada para as 9 horas (horário de Brasília) deste domingo.
Confira o grid de largada do GP da Itália:
1º – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)
2º – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)
3º – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
4º – Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5º – Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
6º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
7º – Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
8º – Sergio Pérez (MEX/McLaren)
9º – Jenson Button (ING/McLaren)
10º – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
11º – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)
12º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
13º – Nico Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
14º – Adrian Sutil (ALE/Force India)
15º – Pastor Maldonado (VEN/Williams)
16º – Paul di Resta (ESC/Force India)
17º – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
18º – Valtteri Bottas (FIN/Williams)
19º – Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
20º – Charles Pic (FRA/Caterham)
21º – Jules Biachi (ING/Marussia)
22º – Max Chilton (ING/Marussia)