O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu o Grande Prêmio da Malásia, disputado na manhã deste domingo. Na primeira dobradinha da equipe austríaca nesta temporada, o australiano Mark Webber terminou em segundo. Já Felipe Massa (Ferrari), único representante do Brasil na Fórmula 1, terminou na quinta posição.
Após uma série de voltas sem grandes emoções, marcadas por intermináveis pit-stops – a maioria dos pilotos parou quatro vezes -, a prova disputada em Sepang teve um final emocionante. Para vencer pela 27ª vez na carreira, Vettel travou uma briga acirrada com Webber. O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) também duelou com o alemão Nico Rosberg, seu companheiro, para completar o pódio.
Após as primeiras duas etapas da temporada, o tricampeão Vettel contabiliza 40 pontos e já aparece na primeira colocação do campeonato. O finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), ganhador da prova de abertura na Austrália e sétimo na Malásia, é o segundo com 31 pontos, cinco a mais que Webber. Hamilton, por sua vez, tem 25.
Massa partiu do segundo lugar, mas fez uma corrida apenas discreta em Sepang. Com o abandono do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), o brasileiro, quinto colocado na tabela, pelo menos abre quatro pontos de vantagem (22 a 18). A próxima etapa do Mundial-2013 é o Grande Prêmio da China, marcado para o dia 14 de abril.
A Corrida – Posicionado na fila de abertura do grid pela primeira vez desde 2010, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) largou de maneira conservadora e rapidamente caiu para o sexto lugar. O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), por sua vez, chegou a saltar para o segundo lugar, mas pecou pelo excesso e tocou no carro do líder, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull).
Mesmo com asa dianteira danificada, Alonso e a Ferrari decidiram permanecer na pista na tentativa de acumular mais quilometragem antes de uma eventual troca para os pneus slick. A estratégia, arriscada, não foi bem-sucedida, e logo na segunda volta a peça não resistiu, provocando o abandono precoce do bicampeão mundial.
No sexto giro, Vettel resolveu colocar pneus para pista seca e o australiano Mark Webber (Red Bull) herdou a ponta. Massa seguiu o alemão e foi copiado por alguns outros pilotos, que formaram uma fila nos boxes. Duas voltas depois, em um momento inusitado, o britânico Lewis Hamilton se dirigiu à garagem da McLaren, sua antiga equipe, e depois rumou para a Mercedes.
Webber parou na 20ª volta e perdeu a liderança para Vettel, mas o alemão visitou os boxes novamente pouco tempo depois e o australiano retomou o primeiro lugar, enquanto Lewis Hamilton aparecia na terceira colocação. No 21º giro, foi a vez de Felipe Massa, perseguido pelo francês Romain Grosjean (Lotus), parar pela segunda vez e seguir no sexto posto.
Na 26ª volta, Vettel se aproximou de Webber. Dois giros depois, pelo rádio, ele pediu para a Red Bull instruir o companheiro a abrir passagem, alegando que ele estava muito lento, mas a equipe negou. Então na terceira colocação, Hamilton acompanhava atentamente a disputa entre os dois integrantes do time austríaco.
Lewis Hamilton (31ª volta), Mark Webber (32ª) e Sebastian Vettel (33ª) fizeram suas respectivas paradas sem problemas. Button chegou a assumir a liderança, mas foi ultrapassado pelo australiano da Red Bull no 35º giro. Nesta altura da corrida, Felipe Massa, já com três visitas aos boxes na conta, aparecia na quinta posição.
Vettel parou pela última vez na 43ª volta. No giro seguinte, Webber fez o mesmo e voltou à pista acossado pelo companheiro de equipe. Os dois travaram uma briga acirrada pela vitória, vencida, na 46ª volta, pelo tricampeão mundial, que assim praticamente garantiu o triunfo. Pouco antes, Rosberg havia tomado o terceiro lugar de Hamilton, mas o inglês deu o troco em seguida.
Diante dos monitores, os engenheiros Adrian Newey (Red Bull) e Ross Brown (Mercedes) demonstravam preocupação com a disputa franca entre seus pilotos pelas primeiras posições dentro da pista. Assim como Vettel fizera em relação a Webber, Rosberg pediu passagem pelo rádio, sem suceso. Massa parou pela quarta e última vez na 48ª volta e, com pneus novos, conseguiu recuperar algumas posições, terminando em quinto.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Malásia:
1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2: Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 4s2
3: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 12s1
4: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 12s6
5: Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 25s6
6: Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 35s5
7: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 48s4
8: Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 53s0
9: Sergio Perez (MEX/McLaren) – a 72s3
10: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) – a 87s1
11: Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 88s6
12: Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – a 1 volta
13: Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 1 volta
14: Charles Pic (FRA/Caterham) – a 1 volta
15: Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – a 1 volta
16: Max Chilton (ING/Marussia) – a 2 voltas
Não Completaram
Jenson Button (ING/McLaren)
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Paul di Resta (ESC/Force India)
Fernando Alonso (ESP/Ferrari)