O alemão Sebastian Vettel ampliou seu domínio na temporada ao vencer o Grande Prêmio da Turquia na manhã deste domingo, seguido pelo australiano Mark Webber em uma dobradinha da Red Bull. Já os brasileiros Felipe Massa, da Ferrari, e Rubens Barrichello, da Williams, não conseguiram sequer pontuar em Istambul.
Com três vitórias e um segundo lugar em quatro corridas, além de quatro pole positions, Vettel lidera o campeonato com 93 pontos ganhos. Aos 23 anos, o piloto alemão já ostenta números expressivos na categoria: 13 triunfos, 23 pódios e 474 pontos em um total de 67 corridas.
Em Istambul, a Red Bull alcançou sua primeira dobradinha na temporada. O espanhol Fernando Alonso, por sua vez, cruzou a linha de chegada na terceira colocação e proporcionou à Ferrari um pódio inédito em 2011.
A prova deste domingo foi desastrosa para os pilotos brasileiros. Felipe Massa chegou a sonhar com o grupo dos cinco primeiros, mas terminou apenas no 11º ponsto. Já Rubens Barrichello, após brigar por posições com o alemão Michael Schumacher, da Mercedes, seu desafeto, ficou em o 15º.
O Grande Prêmio da Turquia foi marcado por uma intensa troca de posições, resultado da asa traseira móvel e do desgaste significativo dos pneus, que levou alguns pilotos a fazerem quatro paradas, entre eles o vencedor Sebastian Vettel. A próxima etapa do campeonato é o Grande Prêmio da Espanha, no próximo dia 22 de maio.
A Corrida – Sem ser ameaçado, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, manteve a ponta na largada. Já o australiano Mark Webber, também da equipe austríaca, perdeu o segundo posto para o alemão Nico Rosberg, da Mercedes. No volante da Ferrari, o espanhol Fernando Alonso tomou o quarto lugar do inglês Lewis Hamilton, da McLaren.
Já na terceira volta, o russo Vitaly Petrov partiu para cima do alemão Michael Schumacher. Na tentativa de tentar evitar a ultrapassagem, o heptacampeão mundial tocou com sua Mercedes na Renault do concorrente. Desta forma, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, aproveitou para tomar o sétimo lugar.
A asa traseira móvel, introduzida nesta temporada, proporcionou uma série de ultrapassagens no Grande Prêmio da Turquia. Os ingleses Lewis Hamilton e Jenson Button, companheiros de equipe na McLaren, travaram uma acirrada luta por posição.
Ainda nas primeiras voltas, Mark Webber e Fernando Alonso superaram Rosberg e se aproximaram de Vettel. Na 10ª volta, Massa conseguiu passar Hamilton e entrou nos boxes. Como a Ferrari demorou mais que a McLaren, o piloto inglês voltou na frente.
Na 12ª volta, Vettel parou para trocar pneus e, após a primeira rodada de pits, reassumiu a ponta. No 22º giro, após uma briga acirrada, Felipe Massa ultrapassou Nico Rosberg e assumiu o quarto lugar. Superado por Button na sequencia, o brasileiro foi aos boxes para trocar pneus.
O espanhol Fernando Alonso passou Mark Webber e tomou o segundo lugar na 30ª volta. Cinco giros depois, Button passou Massa e assumiu a sexta colocação. Logo na sequência, o brasileiro foi para os boxes. Ao mesmo tempo, Hamilton perdeu tempo na troca de pneus e teve sua corrida prejudicada.
Sebastian Vettel parou pela terceira vez na 41ª volta da corrida. Sete voltas depois, aproveitou a vantagem confortável para trocar os pneus novamente, estratégia bem sucedida. A seis giros do final, Webber tomou o segundo lugar de Alonso. Massa ficou no 11º lugar e Barrichello, no 15º.