Quem largará em primeiro lugar na primeira etapa da temporada 2011 da Fórmula 1 é o campeão de 2010. O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, baixou em um segundo a melhor marca dos treinos, que já era sua, registrou 1min23s529 e cravou a pole position do Grande Prêmio da Austrália.
O segundo lugar será do inglês Lewis Hamilton, que foi oito décimos mais lento com sua McLaren. A segunda fila no circuito de Albert Park também terá monopostos de Red Bull e McLaren: o australiano Mark Webber, piloto da casa, sai da terceira posição, logo à frente do inglês Jenson Button.
Bicampeão mundial, o espanhol Fernando Alonso é o melhor piloto da Ferrari no grid de largada, saindo da quinta colocação – o brasileiro Felipe Massa, seu companheiro de equipe, não foi bem na última parte do treino em Melbourne e largará somente da oitava colocação.
Fora da superpole, estiveram: Michael Schumacher (ALE/Mercedes), Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), Sergio Perez (MEX/Sauber), Paul di Resta (ESC/Force India), Pastor Maldonado (VEN/Williams), Adrian Sutil (ALE/Force India) e Rubens Barrichello (BRA/Williams).
Já na primeira parte do treino, desclassificaram-se: Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), Jarno Trulli (ITA/Lotus), Timo Glock (ALE/Virgin), Jerome d”Ambrosio (BEL/Virgin), Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) e Narain Karthikeyan (IND/Hispania).
Confira o grid de largada
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
3. Mark Webber (AUS/Red Bull)
4. Jenson Button (ING/McLaren)
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
6. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault)
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
8. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
9. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
10. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
12. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
13. Sergio Perez (MEX/Sauber)
14. Paul di Resta (ESC/Force India)
15. Pastor Maldonado (VEN/Williams)
16. Adrian Sutil (ALE/Force India)
17. Rubens Barrichello (BRA/Williams)
18. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault)
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus)
21. Timo Glock (ALE/Virgin)
22. Jerome d”Ambrosio (BEL/Virgin)
* Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) e Narain Karthikeyan (IND/Hispania) foram desclassificados por terem tempo maior do que 107% em relação ao primeiro piloto do Q1