Em uma corrida de recuperação, o inglês Lewis Hamilton mandou seu recado e provou que não está disposto a desperdiçar mais uma chance de ser campeão da Fórmula 1. Neste domingo, o piloto da McLaren impressionou no circuito de Monza e terminou na sétima colocação, atrás do brasileiro Felipe Massa. A vitória histórica ficou com o alemão Sebastien Vettel, que se tornou o piloto mais jovem a vencer na categoria, aos 21 anos e dois meses.
Antes dele, o recorde pertencia ao espanhol Fernando Alonso, que havia vencido uma etapa aos 22 anos. Vettel também é o mais jovem a largar na pole, conquistada no sábado.
O resultado na Itália mantém Hamilton na liderança do Mundial de Pilotos com Massa na segunda posição. Mas a diferença ficou menor. O inglês, que tinha dois pontos sobre o brasileiro antes da disputa da etapa, agora está apenas um à frente.
Hamilton tem 78 pontos e Massa, 77. O polonês Robert Kubica, que novamente subiu ao pódio, ampliou sua vantagem sobre o finlandês Kimi Raikkonen. Kubica tem 64 pontos, enquanto Raikkonen soma 57.
O finlandês Heikki Kovalainen terminou em segundo em Monza, seguido por Kubica e Fernando Alonso. Apesar de bastante pressionado por Massa, Nick Heidfeld segurou a quinta colocação. Nelsinho Piquet ficou em décimo com Rubens Barrichello na 17ª posição.
A briga pelo título mundial prossegue dentro de duas semanas com a estréia do GP de Singapura. A etapa será a primeira da categoria disputada à noite.
A festa pela vitória inédita da Toro Rosso só não pode ser completa na equipe porque o francês Sebastien Bourdais, que largaria em quarto, teve problemas e começou a prova dos boxes. As dificuldades na pista seguiram inalteradas para ele, que terminou apenas na 18ª colocação.
A prova – O inglês não quis saber de brincadeira desde o começo da corrida e conseguiu sua primeira ultrapassagem em cima de Raikkonen. Os dois que já vinha se estranhando desde o GP do Canadá com trocas de farpas e Hamilton falando que o adversário não é dos mais corajosos na pista.
Na pista, neste domingo, novamente a vantagem ficou com o piloto da McLaren que partiu para a recuperação total na prova. Depois de desbancar Raikkonen, ele iniciou uma seqüência de ultrapassagens desbancando Nick Heidfeld, Timo Glock, Robert Kubica e Fernando Alonso. A ultrapassagem em cima deste último gerou dúvida por um toque na roda traseira entre os dois carros.
Lá na frente, Massa também protagonizou um bom momento, passando Nico Rosberg para ganhar a quarta colocação. Com a previsão de mais chuva, a estratégia das equipes tornou-se fundamental e a McLaren inicialmente apostou em parada única para Hamilton.
Apesar disso, o inglês acabou fazendo mais uma parada apenas para mudança de pneus para intermediários. Depois dos dois pits, Massa e Hamilton andaram um atrás do outro na sexta e sétima colocação, respectivamente.
Hamilton tentou pressionar, mas teve de segurar as investidas de Mark Webber, brigando para ganhar uma posição com sua Red Bull. De olho na retaguarda, o inglês não pode concentrar todas as suas forças em ultrapassar Massa.
O brasileiro, por sua vez, ainda tentou conquistar o quinto posto, mas foi impedido por Heidfeld. Enquanto isso, o alemão Vettel fez uma corrida dos sonhos. Pole, liderou a prova do início ao fim com sua Toro Rosso e, mesmo não protagonizando briga pelo título, chamou atenção na pista.
Confira os tempos finais do GP da Itália:
1 – Sebastian Vettel – Toro Rosso – 53 voltas – 1h30min510
2 – Heikki Kovalainen – McLaren – a 12s5
3 – Robet Kubica – BMW – a 20s4
4 – Fernando Alonso – Renault – a 23s9
5 – Nicki Heidfeld – BMW – a 27s7
6 – Felipe Massa – Ferrari – a 28s8
7 – Lewis Hamilton – McLaren – a 29s9
8 – Mark Webber – Red Bull – a 32s
9 – Kimi Raikkonen – Ferrari – a 39s4
10 – Nelsinho Piquet – Renault – a 54s4
11 – Timo Glock – Toyota – a 58s8
12 – Nakajima – Williams – a 62s0
13 – Jarno Trulli – Toyota – a 65s9
14 – Nico Rosberg – Williams – a 68s6
15 – Jenson Button – Honda – a 73s3
16 – David Coulthard – Red Bull – a 1 volta
17 – Rubens Barrichello – Honda – a 1 volta
18 – Sebastian Bourdais – Toro Rosso – a 1 volta
19 – Adrian Sutil – Force India – a 2 voltas