O Veranópolis quebrou uma invencibilidade de 8 meses e 21 jogos do Internacional no Beira-Rio na noite desta quarta-feira, fazendo dois gols em oito minutos, em uma partida que teve três quedas de luz. A vitória, por 2 a 1 de virada, foi a primeira do VEC no Estadual.
Eduardo Sasha marcou o gol colorado ainda na primeira etapa, depois de uma das quedas de energia. No entanto, na volta do intervalo, o VEC conseguiu a virada contando com um gol contra do zagueiro Jackson e outro do atacante Zambi, em um intervalo de oito minutos.
A derrota mantém o Inter na quinta colocação, com 11 pontos. Já o Veranópolis, apesar de surpreender o Colorado, continua em penúltimo, com modestos quatro pontos ganhos. O Inter volta a entrar em campo neste domingo, contra o Juventude, em Caxias do Sul. No mesmo dia, o Veranópolis vai visitar o Novo Hamburgo no Estádio do Vale.
O jogo – A partida no Beira-Rio começou com um apagão: logo depois dos times entrarem em campo, houve uma queda de energia que impediu o início da partida. A falta de eletricidade se estendeu por 14 minutos e atrasou o jogo em nove minutos.
Com dois meias e dois atacantes, o Inter tinha dificuldades em dar velocidade ao jogo. Apesar de raramente errar passes na saída de bola, o time dependia muito dos ataques pelos lados para conseguir ações ofensivas.
Aos 15 minutos, um novo apagão: dessa vez, a luz do estádio se apagou por completo. A partida foi interrompida por 12 minutos. Segundo o Inter, as quedas de luz aconteceram por um problema de abastecimento da companhia elétrica (CEEE).
Quando a luz voltou, o Inter conseguiu o seu gol: um cruzamento de Artur encontrou Eduardo Sasha dentro da área, aos 42 minutos do primeiro tempo. Sasha bateu forte, de perna esquerda, no canto: 1 a 0. O gol serviu de presente para seu aniversário de 24 anos.
Aos 42 minutos do segundo tempo, já com 13 minutos de acréscimos no relógio, a energia elétrica caiu pela terceira vez. A CEEE afirmou que o problema era do Inter; o Colorado, por sua vez, afirmou que técnicos da CEEE estavam tentando consertar os cabos da subestação próxima ao estádio. O jogo ficou paralisado por mais 17 minutos. Na volta do jogo, o lance mais perigoso foi uma cabeçada de Paulão, bem defendida por Léo. O primeiro tempo acabou 1h11min depois do seu início.
No segundo tempo, o Inter começou a pressionar mais na última linha de ataque, tentando forçar erros da defesa do Veranópolis. Um grande erro, porém, foi cometido pelo zagueiro Jackson aos 8 minutos: Massari cruzou na área e o ex-palmeirense chutou para dentro do gol: 1 a 1.
Aos 12 minutos, Fernando Bob se lesionou e deu lugar a Andrigo. Aos 14, um lance bizarro: Zambi recebeu uma bola pelo lado direito, em um contra-ataque, e Alisson tentou desarmá-lo bem à frente da área. Zambi driblou o goleiro e chutou para a meta vazia: 2 a 1 para o pentacolor.
A partir daí, o Inter começou a pressionar com mais força. Em dez minutos o Inter conseguiu três chances: Sasha encobriu Léo e a bola foi para fora; depois, ele cabeceou no canto e Léo pegou; Aylon o encobriu aos 22 minutos e a bola bateu na trave oposta.
Tentando maior presença na área e melhores chutes de média distância, Argel trocou Aylon por Bruno Baio e Alisson Farias por Alex. Enquanto o Inter tentava sem sucesso, o Veranópolis chegava com força nos contra-ataques e tentava ganhar tempo. Aos 40 minutos, Bruno Baio dominou uma bola dentro da área e chutou para o gol, mas foi marcado impedimento.
Nos minutos finais, o goleiro Alisson tentou ir para a área adversária, com o objetivo de marcar um gol, mas quase sofreu: o goleiro Léo saiu bem do gol no escanteio e passou a bola para Márcio Jonatan. Mesmo com o gol vazio, o meia não conseguiu finalizar.