Mesmo com um time com muitos reservas, o Vasco conseguiu superar o Grêmio neste domingo, em Porto Alegre, pela quarta-rodada do Campeonato Brasileiro. Pensando na semifinal da Copa do Brasil, onde irá enfrentar o Fluminense a partir da próxima quarta, o técnico Renato Gaúcho mandou uma equipe mista a campo no Olímpico e viu seus comandados derrotarem os donos da casa por 2 a 1.
O Grêmio ainda abriu o placar em um polêmico pênalti marcado pelo árbitro paulsita Cléber Abade. Na cobrança, o lateral-direito Patrício bateu e fez 1 a 0 para os anfitriões, mas a vantagem no placar não demorou muito. Aos seis minutos, Éder, de cabeça, igualou o marcador para o Vasco. Ainda no primeiro tempo, com um gol contra de Pereira- mas que foi creditado pelo árbitro ao meia Alberoni –, o time carioca conseguiu a virada.
Com o resultado, o Vasco chega aos oito pontos e contraria as previsões de boa parte da crítica. Tido como um dos candidatos ao rebaixamento, o time tem um bom início de Campeonato Brasileiro e pode terminar a rodada até na zona de classificação para a Copa Libertadores da América.
O Grêmio, por sua vez, não consegue mostrar o mesmo fôlego demonstrado na estréia do Brasileirão, quando venceu o Corinthians, atual campeão nacional. O time gaúcho segue com apenas três pontos ganhos e já está na zona de rebaixamento para a Série B em 2007.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio irá até o Rio de Janeiro no sábado, quando irá enfrentar o Botafogo, no Marcanã. O Vasco, por sua vez, irá jogar contra o Goiás, domingo, no Serra Dourada. Antes, porém, o Cruzmaltino encara o Fluminense, quarta-feira, no Maracanã, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil.
O jogo
O Grêmio começou o jogo com tudo e logo aos três minutos abriu o placar, em um lance bastante polêmico. O lateral-direito Patrício cruzou da direita e a bola bateu no braço do zagueiro Ives, dentro da área do Vasco. O árbitro Cleber Abade marcou pênalti, para muita reclamação dos cariocas. Na cobrança, o lateral-direito Patrício deslocou Cássio para fazer 1 a 0 para o Tricolor gaúcho.
O empate do Vasco, porém, não demorou muito para acontecer. Aos seis minutos, Ramón cobrou falta da esquerda sofrida por Faioli e o zagueiro Éder, dentro da pequena área, se antecipou ao goleiro Galatto para desviar para o fundo do gol do Grêmio e determinar o empate cruzmaltino.
Depois de começarem em um ritmo alucinante, as duas equipes caíram bastante de produção e o jogo ficou truncado no meio-de-campo. O Grêmio só voltou a ameaçar o Vasco aos 34 minutos, quando Patrício, de fora da área, chutou para defesa tranqüila de Cássio.
Quando as duas equipes se conformavam em ir para o intervalo com o empate, o Vasco conseguiu o seu segundo gol em um lance que contou com a sorte. Aos 38 minutos, o meia Alberoni fez jogada individual pela esquerda e cruzou rasteiro. O zagueiro Pereira tentou afastar, mas pegou mal na bola, que encobriu Galatto antes de entrar no gol. O árbitro, porém, acabou dando o gol para Alberoni.
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio tentou conseguir o empate na base da pressão No entanto, sem criatividade alguma e abusando das bolas alçadas na área, o time gaúcho conseguiu muito pouco. Hugo, aos oito minutos, teve uma boa chance, mas a finalização da esquerda ficou na defesa vascaína. O time carioca, por sua vez, ameaçava o gol de Galatto em esporádicos contra-ataques.
Aos 19, o Grêmio chegou a marcar com Herrera, mas o árbitro acabou anulando o gol. Lançado na entrada da área, o jogador acabou dominando com a mão antes de mandar a bola para o fundo das redes de Cássio.
Os donos da casa ainda tiveram uma boa chance com Pereira, de cabeça, aos 26 minutos. Porém, nos minutos finais, a defesa do Vasco conseguiu segurar a pressão, garantindo os três pontos fora de casa. Para complicar ainda mais a situação gremista, aos 40 minutos, o volante Lucas acabou expulso por cometer falta dura.