O Vasco fez sua torcida sofrer mas acabou derrotando o Goiás por 3 a 2, de virada, em partida disputada nesta sexta-feira, em São Januário, na abertura da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória fez o time carioca subir para a décima posição com 36 pontos ganhos. Já o Goiás segue na zona do rebaixamento com 25 pontos em 18º lugar na tabela da competição.
O placar acabou fazendo justiça ao empenho demosntrado pelo time do Vasco que entrou desfalcado, saiu em desvantagem mas não desistiu e conseguiu marcar os gols que garantiram a sua vitória. Já o Goiás entrou armado defensivamente e não conseguiu sustentar as vantagens alcançadas durante a partida.
Na próxima rodada, o Vasco enfentará o Atlético Paranaense, em Curitiba, enquanto o Goiás receberá o Cruzeiro, no Serra Dourada.
O jogo – O Vasco começou a partida trocando passes de forma lenta e tentando abrir a defesa goiana que entrou com uma formação defensiva. No seu primeiro ataque, o Goiás abriu o marcador aos sete minutos com Felipe que recebeu passe longo nas costas do zagueiros Titi, entrou na área e bateu sem chances para o goleiro Fernando Prass.
A partir do gol do Goiás, o zagueiro Titi passou a ser vaiado toda vez que tocava na bola. E em desvantagem, o Vasco partiu com tudo para tentar o empate, mas a defesa goiana impedia que a equipe carioca chegasse na área em condições de concluir.
Armado com três zagueiros e três volantes, o time dirigido por Jorginho fazia um bloqueio muito forte à frente da sua área e tentava surpreender a defesa carioca o que quase aconteceu aos 13 minutos quando Felipe arrancou pela esquerda e cruzou para a área mas Jonilson chegou atrasado e perdeu a chance de ampliar a vantagem.
O ataque do Vasco funcionou pela primeira vez aos 17 minutos em conclusão de Felipe para boa defesa de Harlei. Aos 20 minutos foi a vez de Éder Luís exigir outra defesa do goleiro goiano com um chute de fora da área.
Depois de muita pressão, o Vasco chegou ao empate aos 25 minutos. Zé Roberto arrancou em jogada individual e deu um passe perfeito para Éder Luís se meter entre os zagueiros e chutar no canto esquerdo de Harlei.
Depois de alcançar a igualdade, o time da casa seguiu pressionando em busca do desempate e criou novos problemas para a defesa goiana como ocooreu aos 30 minutos quando Marcão se atrapalhou com a bola na pequena área mas se recuperou a tempo de aliviar o perigo. Logo depois, Fagner fez ótima jogada pela direita e rolou para Éder Luís que chutou om grande perigo.
O Goiás perdeu o experiente Júnior que deixou o campo lesionado e quando se esperava que o Vasco desempatasse, a equipe goiana marcou o segundo gol aos 34 minutos por intermédio de Jones que se aproveitou de uma grande jogada do zagueiro Valmir Lucas que arrancou da defesa e descobriu Jones livre para chutar forte no canto direiro de Fernando Prass.
Logo depois o meia Felipe levou uma pancada no tornozelo e acabou ficando sem condições de prosseguir na partida. Aos 44 minutos, depois de muito pressionar o Vasco criou uma chance real para empatar quando Rafael Carioca deu passe perfeito para Max que desviou para o gol mas Harlei se esticou e desviou com a ponta dos dedos, salvando o Goiás.
O Vasco voltou para o segundo tempo com Cesinha no lugar do vaiado Titi e começou a prssionar em busca do empate, principalmente através do lateral Fagner que levava vantagem sobre seus marcadores. Aos 10 minutos, Fagner recebeu de Rafael Coelho e bateu cruzado para boa defesa de Harley que defendeu parcialmente e a defesa aliviou o perigo.
O time comandado por PC Gusmão pressionava mas esbarrava na bem armada defesa goiana e a torcida, sem Titi em campo, voltava sua instisfação para o atacante Rafael Coelho que era vaiado sempre que perdia uma jogada. Rafael acabou substituído por Alan e deixou o campo muito vaiado.
E aos 18 minutos, o Vasco chegou ao empate. Depois de bola cruzada na área, Valmir Lucas cortou com defeito e a bola sobrou para Max que chutou com violência não dando qualquer possibilidade ao goleiro goiano. Foi o gol de número 1500 marcado pelo Vasco no Campeonato Brasileiro.
Depois de o Goiás obrigar Fernando Prass a sair do gol para evitar a conclusão de Jones o Vasco teve uma grande chance para desempatar aos 25 minutos depois de grande jogada de Éder Luís que driblou o zagueiro Ernando, passou pelo goleiro Harlei e, sem ângulo, cruzou para Zé Roberto que tocou mal na bola e desperdiçou a ótima chance. Logo depois o mesmo Zé Roberto arrancou pela esquerda, entrou na área mas chutou por cima.
De tanto pressionar, o Vasco acabou chegando ao terceiro gol aos 37 minutos. Éder Luís driblou Marcão e passou para Zé Roberto que, de virada, colocou a bola no ângulo esquerdo de Harlei. Nos minutos finais, o Goiás ainda tentou buscar o empate mas o Vasco não permitiu que o time de Jorginho tivesse qualquer oportunidade de igualar o marcador.