O Vasco encentrou dificuldades no primeiro tempo mas melhorou na etapa final e derrotou o Friburguense por 4 a 1 em partida disputada na noite deste domingo,em Nova Friburgo, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, o clube de São Januário assumiu a liderança isolada do Grupo B com seis pontos ganhos enquanto o Friburguense segue sem marcar pontos.
A vitória fez justiça ao melhor desempenho do Vasco, principalmente no segundo tempo quando Renato Gaúcho colocou uma formação mais ofensiva em campo. O meia argentino Dario Conca voltou a jogar bem e saiu aplaudido pela torcida. Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o América enquanto o Friburguense vai receber o Volta Redonda.
O Vasco começou no ataque tentando armar as jogadas pelas laterais através dos passes de Conca e Morais mas o Friburguense se defendia bem, bloqueando as investidas dos atacantes adversários. Aos três minutos, o primeiro ataque do Friburguense, Fábio Brás acertou o atacante Mossóró com o cotovelo mas o árbitro considerou que o lance foi normal.
Com jogadores de melhor capacidade técnica, o Vasco passou a criar jogadas de perigo para o gol de Adriano. Aos 11 minutos, Adriano saiu mal do gol em cruzamento de Conca e a bola sobrou para André Lima que desperdiçou a chance chutando para fora. O time da serra respondeu no minuto seguinte com um chute de Gleisson que assustou Cássio.
Aos 16 minutos, Conca cria muita confusão na defesa do Friburguense e o zagueiro Cadão salva com o goleiro já batido. O Vasco mandava na partida mas não conseguia concluir com perigo. Aos 29 minutos, a torcida vascaína tomou um susto quando Gleisson driblou Fábio Brás e bateu forte para grande defesa de Cássio. No último lance importante da da primeira etapa o argentino Conca coloca André Dias livre, na cara do gol, mas o atacante chutou para fora, levando a torcida ao desespero.
O Vasco voltou com o meia Abedi no lugar de Yves e logo aos dois minutos, depois de grande pressão, marcou o primeiro gol do Vasco através de André Dias, de cabeça, aproveitando um cruzamento preciso de Dario Conca. A vantagem fez o time dirigido por Renato Gaúcho diminuir o ritmo já que o Friburguense não conseguia criar jogadas de perigo.
Mesmo sem forçar, o Vasco chegou ao segundo gol aos 20 minutos quando André Dias foi lançado pela direita e cruzou para Leandro Amaral entrar de cabeça e deslocar o goleiro Adriano. Aos 25 minutos, Renato decidiu poupar Conca e colocou Madson em seu lugar.
Dois minutos depois, o Friburguense quase marca o primeiro quando Cássio saiu em falso em cruzamento da esquerda. Aos 30 minutos, o time da região serrana marcou o seu primeiro quando o goleiro Cássio voltou a falhar em cruzamento de Ziquinha e Sérgio Gomes aproveitou a sobra para marcar.
Aos 35 minutos, Crispim entrou de carrinho na área e o árbitro marcou pênalti, causando muitos protestos por parte dos jogadores da equipe da casa. Aos 37, Leandro Amaral cobrou a penalidade e marcou o terceiro gol do Vasco. No lance seguinte, Cássio teve que se empenhar para evitar o segundo gol do Friburguense em cabeçada de Júlio César.
Logo depois, o zagueiro Cadão foi expulso após entrada dura sobre Abedi e o Vasco, com um homem a mais, procurou apenas tocar a bola mas acabou chegando ao quarto gol já nos acréscimos através de Abedi que tabelou com Morais e colocou no canto definindo o placar da partida.