O Vasco não fez uma grande exibição, mas conseguiu derrotar o Fortaleza por 2 a 1 em partida disputada nesta terça-feira, em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B. O resultado fez a equipe carioca chegar aos 26 pontos e ficar no quinto lugar, já que o Figueirense que tem a mesma pontuação da equipe carioca é o quarto colocado. O Fortaleza segue com 14 pontos mas caiu para a 17º posição, situação que pode custar o emprego do técnico Giba, muito hostilizado pela torcida tricolor.
O resultado fez justiça à disposição dos jogadores vascaínos que entraram em campo dispostos a conseguir a reabilitação da derrota em Salvador. Já o Fortaleza voltou a ser o time confuso de outros jogos e apesar do empenho dos seus jogadores, não conseguiu a sonhada reabilitação. Na próxima rodada o Vasco foi a Caxias do Sul encarar o Juventude, enquanto o Fortaleza receberá o Bahia no Castelão.
O jogo – O Vasco começou a partida pressionando o Fortaleza que não conseguia se organizar ofensivamente por causa da pressão. A pressão vascaína não produzia efeitos positivos por causa da boa marcação do adversário. Aos oito minutos, o Vasco perdeu o lateral-direito Paulo Sérgio, que sentiu fortes dores na perna direita e precisou ser substituído. Com o passar do tempo o nível da partida foi caindo uma vez que o Vasco atacava mas não conseguia criar jogadas de perigo enquanto o adversário estava preocupado apenas em se defender, o que fazia com relativa competência.
Um chute de longe de Souza aos 18 e outro de Alex Teixeira aos 23 minutos não foram suficientes para animar a torcida que começou a se queixar do desempenho da equipe. O Fortaleza só conseguiu chegar ao ataque com relativo perigo aos 27 minutos, quando Kiko concluiu após boa troca de passes, dando um susto na torcida vascaína. O Vasco levou algum tempo para chegar à area cearense outra vez o que só aconteceu aos 33 minutos em chute de Souza que Alexandre Fávaro espalmou para escanteio.
Quando todos esperam que a primeira etapa fosse encerrada sem gols, o meia Alex Teixeira fez grande jogada individual aos 45 minutos e marcou o primeiro gol do Vasco. Ele driblou três zagueiros da equipe cearense e bateu sem defesa para Alexandre Fávaro.
O Vasco voltou com mais tranquilidade para o segundo tempo. Bem distribuído em campo, o time tocava a bola para abrir espaços na defesa do Fortaleza. Aos oito minutos, Carlos Alberto cruzou da direita, Édson rebateu mal e a bola sobrou para Adriano que desperdiçou a oportunidade de ampliar o marcador.
A partir dos 15 minutos o tricolor cearense passou a explorar as laterais do campo numa tentativa de abrir a defesa do Vasco. E acabou chegando ao empate aos 15 minutos, em lance infeliz de Amaral que tentou cortar o cruzamento de Cristian em cobrança de escanteio e acabou colocando a bola dentro do seu arco. O empate desnorteou o Vasco e aos 16 minutos, Marcelo Nicácio desperdiçou ótima oportunidade para marcar o segundo gol.
Aos 19 minutos, Alex Teixeira entrou na área e foi agarrado por Jailson que acabou expulso de campo, o que provocou muitos protestos por parte dos jogadores da equipe nordestina. Pênalti convertido por Adriano, aos 22 minutos, para colocar o Vasco novamente em vantagem.
Com um jogador a mais, o Vasco passou a controlar a partida e aos 30 minutos, Phillipe Coutinho obrigou o goleiro Alexandre Fávaro a praticar outra boa defesa. Logo depois, Mateus fez falta dura em Paulo Roberto e como já tinha cartão amarelo acabou expulso de campo.
Sem vantagem numérica, o Vasco passou a adotar uma postura mais cautelosa para garantir a vitória, enquanto o Fortaleza atacou de forma desesperada nos últimos minutos mas não conseguiu o gol do empate.