O Vasco conquistou uma importante vitória sobre o Corinthians na noite desta quinta-feira e mostrou que continua implacável no estádio de São Januário. Depois de ouvir as provocações do corintiano Vampeta durante a semana, o time de Celso Roth calou o volante ao ganhar do Timão por 2 a 0, sem encontrar dificuldades para manter o tabu em sua casa.
O resultado desta quinta-feira voltou a deixar o Corinthians em situação complicada na tabela. Com a derrota e os resultados de concorrentes, o Timão encerra a rodada ocupando a zona de rebaixamento do Brasileirão, na 17ª posição, com 20 pontos.
Já o Vasco aparece em situação tranqüila, em posição de caça ao líder São Paulo. O time de Celso Roth é o terceiro colocado, com 30 pontos. O triunfo faz o time cruzmaltino sustentar a boa fase em São Januário, onde não perde desde setembro do ano passado.
O Corinthians buscará sua recuperação no Nacional no domingo, quando retorna ao Pacaembu para encarar o Grêmio. Já o Vasco tem compromisso no mesmo dia, diante do Paraná, no estádio Durival de Brito.
A vantagem de jogar em casa nesta quinta-feira fez o Vasco mostrar mais tranqüilidade para buscar o ataque, enquanto o Corinthians tentava responder nos contra-ataques. No entanto, os artifícios adotados pelos dois times não surtiram efeito nos primeiros minutos da partida, já que ambos abusavam dos erros na frente.
A primeira chance do time cruzmaltino apareceu aos dez minutos, quando Dário Conca fez jogada individual pela esquerda e mandou para área, onde Alan Kardec completou de primeira. Mas o chute saiu fraco, e Felipe conseguiu segurar com tranqüilidade. Instantes depois, Leandro Amaral recebeu na intermediária e arriscou a batida, mandando longe da meta dos visitantes.
Enquanto o Vasco mostrava dificuldade para acertar o alvo, o Corinthians nem mesmo conseguia chegar em condições de finalizar. Em um de seus contragolpes, Clodoaldo recebeu na área e tentou cruzar para Everton Santos, mas a defesa se antecipou para evitar o arremate do atleta.
Do outro lado, Vampeta perdeu a bola para Perdigão na intermediária e, na seqüência do lance, Leandro Amaral chutou com perigo, para fora. Aos 23 minutos, o time carioca abriu o placar. Aproveitando um buraco na zaga do Corinthians, Wagner Diniz carregou a bola pela direita, puxou para o meio e finalizou forte. A bola desviou em Fábio Ferreira e enganou o goleiro Felipe, que não conseguiu evitar o gol.
O tento deixou claro o problema do Timão em se defender por seu lado esquerdo, onde contava com o volante Carlão improvisado. Já o reestreante Gustavo Nery, escalado no meio-campo, também não conseguia fechar o lado esquerdo. Por sinal, instantes depois do gol, Wagner Diniz desceu pelo mesmo setor e finalizou com liberdade, desta vez para fora.
A resposta do Corinthians saiu em cobrança de falta de Gustavo Nery, mas Silvio Luiz segurou sem problemas. O panorama da partida seguiu o mesmo, com o time paulista tentando ameaçar em contra-ataques ineficientes. Carlão cruzou da esquerda e Silvio Luiz espalmou para o meio da área. No rebote, Everton Santos cabeceou para fora. Já do outro lado, Guilherme recebeu na esquerda e bateu para fora.
Em um dos contra-ataques, o árbitro anotou impedimento de Clodoaldo, e os corintianos reclamaram. No último lance da etapa, Clodoaldo cabeceou por cima da meta vascaína.
No intervalo, o técnico Celso Roth fez a primeira mudança no Vasco, sacando Alan Kardec para a entrada de Enílton. Já o Corinthians voltou com a mesma formação e seguiu encontrando dificuldades em campo, sem mostrar criatividade para ameaçar a defesa vascaína.
Em cobrança de falta da esquerda, Conca bateu forte e a bola passou raspando a trave de Felipe. Depois do susto, o técnico Paulo César Carpegiani tirou Edson para a entrada de Eduardo Ratinho. Mas a alteração não foi suficiente para segurar o time cruzmaltino, que ampliou a vantagem.
Aos dez minutos, Leandro Amaral faz bom passe na área para Enílton, que dominou e finalizou para as redes. Sem se sentir ameaçado pelo Corinthians, o Vasco seguiu mandando no jogo à procura de mais gols. Desta forma, Carpegiani tentou corrigir os problemas ofensivos trocando Everton Santos por Dentinho, também conhecido como Bruno Bonfim.
Mas o Vasco seguiu mais perigoso na partida e assustou Felipe em batidas de Wagner Diniz e Leandro Amaral. Do outro lado, Gustavo Nery deu trabalho para Silvio Luiz em cobrança de falta. A equipe carioca ainda encontrou chances de ampliar a vantagem, mas contentou-se com o triunfo por 2 a 0 em casa.