O Vasco manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca ao vencer por 1 a 0 a Portuguesa, nesta quarta-feira, em Moça Bonita. Com o resultado, os cruzmaltinos chegaram a 12 pontos, na liderança do grupo B da Taça Guanabara. Já a Portuguesa segue com apenas um, na lanterna.
O Vasco dominou a maior parte da partida, disputada sob forte calor, e marcou o gol da vitória ainda no primeiro tempo, com Yago Pikachu, de pênalti. A Portuguesa levou perigo, principalmente antes do intervalo, mas foi incapaz de pressionar no segundo tempo. O jogo teve como destaque a estreia do meia Bruno César, que entrou na etapa final e teve boa atuação.
Na última rodada da fase de classificação, o Vasco terá o clássico contra o Fluminense, no sábado, em Brasília. No mesmo dia, a Portuguesa encara o Volta Redonda, na Cidade do Aço.
O Vasco começou melhor a partida, tendo mais posse de bola. Por conta do forte calor, os cruzmaltinos tocavam muito a bola, mas tinham pouca objetividade. Só que na primeira chance, abriu o placar aos 13 minutos. Ribamar tentou o toque na área para Moresche, mas a bola bateu na mão do zagueiro Adriano. O árbitro marcou pênalti, cobrado com categoria por Yago Pikachu.
Mesmo depois do gol, os vaâsca’nos mantiveram o controle do jogo. A equipe continuava em ritmo moderado e pouco criava no ataque. A Portuguesa tinha dificuldade em passar do meio, mas levou perigo aos 30 minutos, em chute de Romarinho que foi pela linha de fundo.
O lance animou a Portuguesa, que equilibrou o confronto e quase empatou aos 36 minutos. Diguinho arriscou de longe e obrigou Fernando Miguel a fazer boa defesa, em dois tempos. Nos minutos finais, os donos da casa pressionaram e criar nova chance já nos acréscimos. Marcão aproveitou cruzamento e cabeceou com muito perigo. O Vasco conseguiu segurar a vantagem e foi para o intervalo a frente no placar em Moça Bonita.
No segundo tempo, o Vasco voltou melhor e criou boas chances de ampliar com Ribamar e Moresche. Depois, aos 13 minutos, Yago Pikachu aproveitou cruzamento rasteiro e finalizou para grande defesa de Ruan. No rebote, Bruno César mandou por cima do travessão.
Depois da parada técnica, a Portuguesa ameaçou equilibrar a partida, mas desta vez o Vasco impediu o crescimento do adversário. Bruno César levou perigo em chute da entrada da área, aos 27 minutos.
Na parte final da partida, o Vasco manteve o controle da posse de bola e teve nova chance aos 35 minutos. Moresche recebeu passe na área e tocou na saída de Ruan. No entanto, a bola foi por cima do travessão. A Portuguesa só esboçou uma pressão no fim e quase empataram com Fabinho, que acertou bela bicicleta, mas os cruzmaltinos conseguiram segurar o resultado.