Em partida de baixo nível técnico, o Vasco derrotou o Flamengo por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã. Os dois times pouparam vários titulares, porque voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, pelo primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil. Paulão, de cabeça, marcou o único gol em uma das raras vezes em que o Vasco foi ao ataque.
O Flamengo dominou o jogo durante sua a maior parte, mas não mostrou objetividade. Além disso, desperdiçou as poucas chances reais que criou. Já o Vasco, que entrou em campo para buscar o empate, foi premiado com um gol em cobrança de escanteio e soube defender bem a vantagem. Com o resultado, o time cruzmaltino chegou a 11ª posição com 16 pontos, enquanto o rubro-negro permaneceu, com 14 pontos na 14ª colocação.
O primeiro tempo começou em ritmo lento com as duas equipes se estudando e trocando passes laterais. Sem entrosamento, os dois começaram errando muito e criando poucas jogadas de ataque. O primeiro lance de relativo perigo aconteceu aos 14 minutos, quando Abedi arriscou de fora da área e mandou bem longe do gol de Diego.
O Flamengo tinha mais posse de bola, mas não conseguia jogadas de penetração e preferia tentar os chutes de fora da área. Em um deles, o goleiro Cássio fez boa defesa em chute de Leonardo Moura. Aos 40 minutos, o goleiro vascaíno saiu mal do gol e, na dividida com Luizão, a bola sobrou para Toró, que chutou forte, mas Cássio se recuperou e espalmou para escanteio. Nos acréscimos, o Flamengo teve a grande chance de marcar quando a bola foi levantada na área vascaína, Ronaldo Angelim desviou de cabeça e Luizão, livre, mandou para fora.
Os dois times voltaram modificados para o segundo tempo e o técnico do Flamengo foi mais radical. Ele tirou o meia Toró e colocou o lateral-direito Marcelinho, deslocando Leonardo Moura para o meio-campo. E foi Marcelinho que provocou a primeira jogada de perigo, saindo da direita para o meio e batendo para a defesa de Cássio.
As duas equipes continuaram jogando de forma lenta parecendo estar bem satisfeitas com o resultado. Em uma tentativa de dar mais velocidade ao time, Ney Franco trocou Luizão e Renato Augusto por Obina e Walter Minhoca. Aos 22 minujtos, Fabiano Oliveira entrou livre pela esquerda e chutou para fora. O Vasco quase não chegava e em uma das raras incursões pelo terreno rubro-negro, Abedi cruzou rasteiro, mas Faioli não alcançou a bola.
Aos 30 minutos, em cobrança de escanteio, o zagueiro Paulão subiu e colocou nas redes do goleiro Diego que foi atraplhado pela tentativa de Faioli de alcançar a bola dando ao Vasco a vantagem que o time de São Januário não refletia a partida. Em vantagem, o técnico Renato Gaúcho tirou o meia Alberoni e colocou o volante Amaral para fechar ainda mais a sua defesa.
O Flamengo se lançou todo para o ataque em busca do empate e o atacante Obina perdeu a chance ao cabecear fraco um lançamento de Fabiano Oliveira. O Vasco colocou o rápído Ricardinho, ex-Botafogo, na vaga de Faioli para tentar explorar os espaços deixados pelo adversário.
Nos minutos finais, o Flamengo atacou incessantemente em busca do gol de empate. Aos 46 minutos, Walter Minhoca fez bom passe para Obina, que chutou forte para grande defesa de Cássio no último lance da partida.