O Vasco não encontrou a menor dificuldade para derrotar o Campinense por 3 a 0, neste sábado, no estádio São Januário. Com a vitória, a equipe carioca chegou aos 32 pontos ganhos e subiu para a segunda posição da Série B do Campeonato Brasileiro.
A pontuação do Vasco é a mesma do líder Atlético-GO, que supera o clube clube carioca em número de vitórias. Já o Rubro-negro paraibano segue na lanterna da competição, com apenas 9 pontos ganhos.
Sem tomar conhecimento do Campinense, o Vasco soube se aproveitar da fragilidade do adversário para construir o resultado sem grande esforço. O jogo marcou ainda a estreia do atacante Aloísio, que entrou no intervalo, participou jogada do segundo gol e ainda cabeceou uma bola na trave.
Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o América-RN em Natal, enquanto o Campinense receberá o Paraná em Campina Grande.
O jogo – O Vasco começou a partida no ataque. Logo aos dois minutos, Carlos Alberto cobrou falta ao lado da área e o goleiro Fabiano saiu de soco para evitar a conclusão de Adriano. Em seguida, o goleiro da equipe paraibana teve que se empenhar para evitar um gol olímpico de Enrico.
O time carioca seguiu com maior posse de bola e com Carlos Alberto centralizando todas as jogadas. O Campinense, muito recuado, apenas procurava bloquear as investidas nas proximidades da sua área. Aos 11 minutos, Elton recebeu a bola e foi puxado por Márcio Paraíba. O árbitro marcou pênalti, e Carlos Alberto cobrou com categoria para anotar o primeiro gol do Vasco.
O domínio da equipe dirigida por Dorival Júnior era total. Aos 14, quase ampliou em chute de Enrico, no travessão. A partida foi interrompida pouco depois porque uma nuvem de gás de pimenta invadiu o gramado. Os atletas dos dois times aproveitaram para ouvir instruções durante os quatro minutos em que o jogo parou.
Quando a bola rolou novamente, o Vasco reduziu seu ritmo. Mesmo assim, poderia ter ampliado aos 31 minutos. Elton recebeu de Enrico e bateu cruzado. O goleiro Fabiano deu rebote, mas Carlos Alberto concluiu mal e o goleiro paraibano voltou a defender.
Aos 37, Elton se chocou com o zagueiro Márcio Bahia na área e a torcida pediu pênalti, porém o árbitro mandou o jogo seguir. O Campinense continuava limitado à defesa e quase sofre outro gol aos 42 minutos, em chute de Ramon que passou muito perto da trave de Fabiano. No último lance importante do primeiro tempo, Adriano entrou pela direita, porém pisou na bola na hora da finalização.
O Vasco voltou para o segundo tempo com o estreante Aloísio no lugar de Adriano. O veterano atacante deu início à jogada do segundo gol da equipe cruzmaltina aos quatro minutos. Ele tabelou com Carlos Alberto, que entrou pela esquerda e rolou para Elton empurrar para as redes.
O segundo gol desanimou ainda mais o Campinense, que não conseguia levar o menor perigo ao gol de Fernando Prass. Só aos 14 minutos o rubro-negro paraibano se aproximou do gol vascaíno, em chute de Henrique que bateu no zagueiro Gian e quase enganou o goleiro da equipe carioca.
Aos 24 minutos, o Vasco acabou com qualquer possibilidade de reação do Campinense ao marcar o terceiro gol. O zagueiro Gian cobrou falta, em lance que o goleiro Fabiano acabou surpreendido depois que a bola passou pelo meio da barreira.
Com três gols de vantagem, o Vasco passou a se preocupar apenas em administrar o resultado para evitar um desgaste maior enquanto a equipe paraibana, completamente batida, mostrava que sua intenção era apenas a de não sofrer mais gols.
No último lance da partida, Aloísio ganhou da defesa pelo alto. Mas a bola se chocou com a trave de Fabiano.