Após seis anos sem jogar contra um time estrangeiro em uma competição oficial, o Vasco se de mal contra o Lanús no estádio Nestor Díaz Pérez. Apesar de contar com uma boa atuação do goleiro Sílvio Luiz, o time cruzmaltino acabou sendo derrotado por 2 a 0 e se complicou nas oitavas-de-final da Copa Sul-americana.
Para conseguir uma vaga na próxima fase, os cariocas terão que vencer por três ou mais gols de vantagem. Caso invertam o resultado desta quarta-feira no Rio de Janeiro, o duelo será decidido nos pênaltis. Qualquer outro placar dá a classificação para os argentinos. A segunda partida entre os dois será realizada no dia 26 de setembro.
A partida começou equilibrada, com os dois times buscando o ataque. Logo aos cinco minutos, Conca avançou pela direita e chutou cruzado, obrigando Bossio a fazer uma boa defesa. A resposta veio sete minutos depois, quando Biglieri chutou no canto e Sílvio Luiz caiu bem no canto para agarrar a bola. Leandro Amaral teve sua chance aos 20 minutos. O atacante recebeu na entrada da área e soltou bomba, mas o goleiro adversário conseguiu espalmar para escanteio.
A partir daí, os anfitriões começaram a tomar as rédeas do confronto e, aos 28 minutos, quase abriram o placar, quando Sand carregou a bola pela esquerda e chutou com força, obrigando Sílvio Luiz a se esticar todo para fazer a defesa. Só que aos 31 minutos não teve jeito. Em um escanteio da direita, Pelletieri subiu sozinho na pequena área e cabeceou para o fundo da rede.
Animados, os donos da casa quase ampliaram aos 35, em um pênalti cometido por Dudar em Sand. O próprio atacante foi para a cobrança, porém o goleiro cruzmaltino caiu bem em seu canto direito e espalmou para escanteio, salvando seu time.
Na etapa final, o jogo ficou mais concentrado no meio-campo, com os argentinos saindo mais para o ataque. Aos 11 minutos, Biglieri fez jogada individual pela direita, invadiu a área e, pressionado, chutou em cima de Sílvio Luiz. O goleiro do Vasco voltou a aparecer aos 17 minutos, quando saiu bem nos pés de Sand.
O Lanús teve outra oportunidade aos 28 minutos, quando Sand achou Aguirre dentro da área. O jogador chutou com força, mas os visitantes voltaram a ser salvos por seu goleiro, que conseguiu espalmar para escanteio. Dois minutos depois, Velázquez encheu o pé em uma cobrança de falta, mandando a bola rente à trave.
Entretanto, o segundo gol da equipe mandante veio aos 32 minutos, em uma falha de Dudar. O zagueiro tentou driblar dentro da área Velázquez, que roubou a bola e rolou para Sand, que, sem goleiro, só teve o trabalho de estufar a rede adversária.
Atordoados, os jogadores do Vasco não conseguiram sequer esboçar uma reação. E, não fosse outra boa defesa de Sílvio Luiz aos 40 minutos em um chute rasteiro de Valeri, o resultado final poderia ter sido mais dilatado.