Em caso de vitória na última rodada sobre o grande rival Flamengo e de conquista do título Brasileiro após 11 anos de jejum, o Vasco não poderá comemorar nem em São Januário nem no Engenhão, como vinha se discutindo na última semana. Nesta sexta, o clube acabou punido com a perda de um mando de jogo, e terá de atuar contra o Rubro-Negro a pelo menos 100km da capital fluminense.
A decisão unânime da Quarta Comissão Disciplinar, em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), foi tomada após as acusações do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que colocou na súmula da partida entre os cariocas e o São Paulo, no fim do mês passado, xingamentos de funcionários do clubes a sua pessoa após o encerramento do embate.
"Ao término da partida, quando o quinteto de arbitragem já estava próximo ao túnel que dá acesso ao vestiário, alguns funcionários que trajavam camisas do Vasco da Gama, hostilizaram a equipe com as seguintes palavras: Seus safados, estão com o bolso cheio de dinheiro, roubaram o Vasco na cara de pau, po…, cara".
Como não há tempo hábil para que a punição seja cumprida contra o Avaí, neste sábado, a pena, tomada com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto" será executada na última partida do torneio.