O Vasco perdeu a chance de ficar bem na fase de grupos da Libertadores ao empatar por 1 a 1 com o Libertad, nesta quarta-feira, em Assunção. Os cruzmaltinos chegaram a abrir o placar com Diego Souza, mas o meia acabou expulso no início do segundo tempo e possibilitou ao time paraguaio reagir e conseguir a igualdade. Com o resultado, os vascaínos seguem na segunda posição do grupo 5, com quatro pontos, três a menos que o rival do confronto.
Os cariocas dominaram o início do jogo e abriram o placar aos 15 minutos, com Diego Souza. No entanto, no cpmeço da etapa final, o meia acabou expulso por dar uma cotovelada em um paraguaio. Com um a mais, o Libertad conseguiu o empate com Nuñez, que também foi expulso.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, em São Januário. O Vasco precisa da vitória em casa, pois não vai mais atuar em casa até o fim da desta fase.
O jogo – A partida começou equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque. Quem teve a primeira chance de gol foi o Vasco, aos cinco minutos. Willian Barbio cruzou rasteiro pela direita e Nílton apareceu de surpresa, mas finalizou mal, nas mãos do goleiro Muñoz. Após o lance, os cruzmaltinos passaram a dominar o jogo e chegar com mais facilidade ao gol paraguaio.
A boa atuação do Vasco foi premiada aos 16 minutos. Fagner cobrou falta na área e Diego Souza cabeceou para a rede de Muñoz. A abertura do placar em Assunção era merecida pela postura cruzmaltina mesmo fora de casa.
Após o revés, o Libertad esboçou uma pressão, mas viu o Vasco quase ampliar aos 20 minutos. Nilton acertou chute forte de fora da área e obrigou Muñoz a espalmar para fora da área. Depois disso, os donos da casa conseguiram equilibrar o confronto passaram a marcar melhor os avanços dos vascaínos. No entanto, somente após os 30 minutos, os paraguaios conseguiram chutar ao gol de Fernando Prass, com Menénez e Nuñez, mas ambos para fora.
Os lances animaram o Libertad, que passou a ter o domínio e quase empatou aos 38 minutos, quando Gamarra recebeu passe na área, mas chutou por cima do gol cruzmaltino. Nos minutos finais, o Vasco equilibrou novamente o jogo e ainda desperdiçou alguns bons ataques antes do intervalo.
O segundo tempo começou com os dois times em busca do ataque, mas sem chances claras de gol. No entanto, a situação ficou complicada para o Vasco aos sete minutos quando Diego Souza acertou uma cotovelada no peito de um marcador enquanto protegia a bola.
Com um a mais, o Libertad partiu para cima do Vasco, mas só levou perigo quando a zaga desviou um cruzamento e quase colocou para a própria rede. Fernando Prass se esticou para salvar os cruzmaltinos. A resposta dos cariocas veio com Dedé, que deu de voleio e quase marcou, aos 18 minutos.
Aos poucos, o Vasco conseguiu acertar a marcação e impedir os avanços do Libertad. Só que quando os cruzmaltinos menos sofriam, levaram o empate dos donos da casa, aos 25 minutos. Após cruzamento, Velázquez escorou para o meio da área e Nuñez apreceu livre para finalizar para a rede de Fernando Prass.
Depois do empate, o Libertad ganhou ânimo, partiu para cima do Vasco e por pouco não virou aos 28 minutos. Após bate e rebate na área, a bola sobrou para Civelli, mas o paraguaio chutou por cima do travessão vascaíno. A situação do Vasco melhorou nove minutos quando Nuñez acabou sendo expulso por falta em Rodolfo. Assim, cada equipe ficou com dez jogadores.
Nos minutos finais, os dois times tentaram o gol e perderam uma chance. O Vasco por pouco ficou a frente de novo quando Felipe arriscou de longe e quase acertou o ângulo de Muñoz. A resposta do Libertad veio com Ayala, que também tentou de longe e obrigou Fernando Prass a espalmar para longe.