A má fase do Vasco ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira à noite quando o time empatou por 1 a 1 com o Friburguense, no estádio Eduardo Guinle, e acabou eliminado da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.
Nil fez o gol da equipe serrana, que também está elimanada, enquanto Romário marcou para o time da capital.
Os vascaínos terminaram com sete pontos no Grupo, mesma pontuação do que o Friburguense. A eliminação do Vasco deve trazer consequências no elenco. No início da semana, o presidente Eurico Miranda ameaçou afastar quem não estivesse se esforçando em campo.
O jogo: Com um time muito modificado e já sem contar com Alex Dias, o Vasco iniciou a partida ciente de que precisava da vitória. Ramon, efetivado como titular, criou o primeiro lance de perigo ao cruzar da direita aos sete minutos, mas Morais e Ygor chegaram um pouco atrasados e não conseguiram tocar a bola que cruzou toda a pequena área.
Apesar da vontade, o Vasco mostrava os mesmos erros das últimas partidas. Morais, escalado na frente ao lado de Romário, mostrava-se pouco à vontade na função. Na defesa, o estreante Bebeto quase marcou contra ao cortar um cruzamento aos 21 minutos. O melhor em campo pelo Vasco era Abedi que, aos 35, desperdiçou a melhor chance na primeira etapa ao chutar em cima do goleiro Jefferson.
Jogando em casa, o Friburguense tinha a maior posse de bola, mas pouco ameaçava o adversário em uma partida com muitas faltas, principalmente no meio-campo. Desta maneira, a etapa inicial terminou sem gols.
Na volta do intervalo, o Vasco foi prejudicado pela arbitragem aos três minutos quando Romário foi puxado na área e o árbitro Ubiraci Damásio ignorou o pênalti. Aos 4, Diego avançou pela esquerda e cruzou para Rafael, que completou sem força e facilitou a defesa de Jefferson. Melhor postado em campo, o Vasco teve outra boa chance aos nove, mas Romário chutou para fora, mesmo livre na área.
Do outro lado, o Friburguense também começou a atacar e ameaçou aos 20 minutos, com Jones chutando em cima de Roberto na pequena área. A resposta vascaína veio aos 26, mas o goleiro Jefferson defendeu com as pernas, uma conclusão de primeira de Romário.
Na base do desespero, o Vasco se lançou ao ataque nos minutos finais e acabou sofrendo um gol em um contra-ataque aos 42 minutos, quando Nil foi lançado pela esquerda e bateu cruzado, sem chance para Roberto. Nos descontos, Claudemir foi derrubado na área. Pênalti, que Romário desperdiçou mas marcou no rebote.