O Vasco vem dando sinais de que a derrota para o Americano na estréia do Campeonato Carioca foi um simples tropeço. Depois de golear o Tigres por 4 a 0 no meio de semana, o Cruzmaltino, se aproveitando do fato de jogar em São Januário, bateu o Duque de Caxias por 3 a 1 na tarde deste sábado, na abertura da terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara.
Carlos Alberto (2) e Nilton fizeram os gols que levaram o Vasco aos seis pontos. Edivaldo descontou para a equipe da Baixada Fluminense, que está em delicada situação, com apenas um ponto conquistado.
O jogo começou muito movimentado, com as duas equipes adotando uma postura ofensiva apesar do forte calor em São Januário. Empurrado pela sua torcida, que compareceu em bom número, o Vasco conseguiu abrir o marcador logo aos cinco minutos. Rodrigo Pimpão recuperou uma bola no ataque e acionou Alex Teixeira pela direita. Ele cruzou rasteiro e Carlos Alberto completou para o fundo da rede.
Mas nem deu muito tempo para comemorar, pois o Duque de Caxias chegou ao empate aos 11 minutos. Dudu foi lançado pela esquerda, cruzou, Amaral furou na hora de afastar a bola, que sobrou para Edivaldo. O atacante, na pequena área, só teve o trabalho de chutar para vencer o goleiro Tiago.
O ritmo do confronto continuava alucinante e o Vasco voltou a ficar em vantagem aos 16 minutos. Alex Teixeira lançou Pimpão, que se aproveitou de um erro do setor defensivo do Duque de Caxias, invadiu a área, se jogou na saída do goleiro Borges e conseguiu enganar o árbitro Nilton Feitosa do Nascimento, que marcou pênalti no lance. Coube a Carlos Alberto a tarefa de converter a penalidade.
Depois do gol vascaíno, o jogo diminuiu a sua velocidade, com as duas equipes sentindo o forte início debaixo do sol que castigava o estádio. Os vascaínos passaram a tentar ampliar apenas na base dos contra-ataques, que sempre esbarravam na falta de precisão do último passe.
Já a equipe da Baixada Fluminense encontrava sérios problemas para ter criatividade no meio-de-campo. Neste cenário apenas mais um lance de perigo movimentou o primeiro tempo. Aos 39 minutos, Alan cruzou e Pimpão cabeceou sobre o gol, assustando Borges.
Assim como na etapa anterior, o segundo tempo também começou com as duas equipes jogando em velocidade. Tanto que as chances de gol surgiram rapidamente. Aos três minutos Carlos Alberto cruzou da esquerda e Ramon escorou para fora. Dois minutos depois, o Duque de Caxias respondeu. Dudu invadiu a área e chutou para boa defesa de Tiago.
Aos 22 minutos o Vasco conseguiu ampliar. Paulo Sérgio cobrou falta pela direita e Nilton cabeceou sem chances para o goleiro.
A partir daí o Duque de Caxias se lançou ao ataque de forma desesperada tentando reduzir a vantagem vascaína, o que quase aconteceu aos 31 minutos. Silva cobrou falta, o goleiro deu rebote e Edivaldo completou para fora.
Porém, a tática do time da Baixada Fluminense deixava espaços para os contra-ataques cruzmaltinos. Num deles, aos 39 minutos, Élton penetrou na área, driblou Eduardo Teles e chutou com perigo na rede, mas pelo lado de fora. Depois disso o time da casa tocou a bola e conseguiu administrar o resultado até o fim.
O Vasco volta a campo nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), quando visita o Resende em Volta Redonda. Na quinta-feira o Duque de Caxias encara o Fluminense na Baixada Fluminense.