O Vasco sofreu, mas venceu por 2 a 1 o ABC, esta noite, em São Januário, e se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Os cruz-maltinos saíram atrás no placar após o gol de Cascata para os vistantes no primeiro tempo. No entanto, na etapa final, chegou a virada com gols de Alecsandro e Bernardo. Com o resultado, os cariocas vão encarar o Náutico na próxima fase da competição.
Os vascaínos começaram bem a partida, mas não acertavam o gol do ABC, que em sua primeira chance abriu o placar com o meia Cascata. Somente no segundo tempo o Vasco conseguiu a virada. Logo no início, Alecsandro, de pênalti, ingualou o marcador. Já aos 32 minutos, foi a vez de Bernardo fazer o segundo para a explosão de alegria da torcida.
O jogo – O Vasco começou a partida pressionando o ABC em seu campo de defesa. Nos primeiros minutos, os cruz-maltinos arrisacaram muitos chutes de fora da área, mas nenhum com perigo ao gol de Wellington. Somente o atacante èder Luís chutou de dentro da área, só que fraco e na mão do arqueiro adversário. Os vistantes apenas se defendiam e quando conseguiu passar do meio-de-campo logo eram desarmados pela zaga carioca.
No entanto, enquanto o Vasco não conseguia finalizar com perigo ao gol do ABC, os visitantes abriram o placar na sua primeira oportunidade, aos 18 minutos. O meia Cascata passou com facilidade pelo lateral-direito Allan, entrou na área em diagonal e chutou cruzado sem defesa para Fernando Prass.
Somente depois do revés, o Vasco acertou o gol do ABC com certo perigo. Aos 20 minutos, o zagueiro Anderson Martins arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Wellington a espalmar para longe. Dois minutos depois foi a vez de Alecsandro finalizar para boa defesa do arqueiro potiguar.
Após um período de pressão, os cruz-maltinos não conseguiram manter o ritmo e viram o ABC passaram a avançar nos contra-ataques com mais frequência. Os donos da casa só voltaram a assustar aos 36 minutos quando Felipe entrou na área e chutou. A bola desviou na zaga e quase entrou.
Nos minutos finais, o Vasco seguiu buscando o empate e perdeu sua melhor chance no lance final da etapa inicial. Diego Souza recebeu a bola, entrou na área, mas chutou na rede pelo lado de fora. Com isso, os cruz-maltinos foram para o intervalo atrás no placar.
Assim como no primeiro tempo, o Vasco iniciou a etapa final pressionando o ABC. No entanto, desta vez, os cruz-maltinos conseguiram o gol logo no início. O lateral-esquerdo Ramon foi derrubado pelo zagueiro Thiago Garça dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Por ter feito a falta, o jogador potiguar foi expulso, pois já tinha cartão amarelo. Na cobrança, Alecsandro chutou no meio e empatou o jogo em São Januário.
O gol inflamou a torcida e o time do Vasco, que passou a dominar inteiramente a partida. Os cruz-maltinos tiveram duas grandes chances seguidas. Aos 14 minutos, Alecsandro recebeu passe, entrou na área e tocou na saída de Wellington. Mas, o goleiro do ABC fez grande defesa. No minuto seguinte, após cruzamento rasteiro, novamente Alecsandro tentou de letra, mas a finalização saiu fraca.
Mesmo com um a menos, o ABC conseguiu assustar aos 28 minutos. O lateral-direito Pio acertou boa cobrança de falta e obrigou Fernando Prass a espalmar para escanteio. A resposta do Vasco veio três minutos depois. Diego SOuza recebeu dentro da área e chutou, mas a bola passou a esquerda do gol potiguar.
De tanto insistir, o Vasco chegou a virada aos 32 minutos. Em boa jogada pela direita, Éder Luís chegou na linha de fundo e cruzou para trás. A bola chegou em Bernardo, que metou e chutou para o gol para a alegria e alívio da torcida.
Após o segundo gol, os donos da casa passaram a administrar o resultado. Com um homem a mais em campo, o Vasco buscou tocar a bola no seu campo de ataque até o apito final do árbitro. Os cruz-maltinos ainda tiveram que segurar algumas investidas dos vistantes, mas souberam marcar e saíram de campo com a classificação.