O Vasco deu uma demonstração de força na noite deste sábado. Jogando em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), goleou o Grêmio por 4 a 0 pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, chegou aos 45 pontos e assumiu a liderança.
O Cruz-maltino pode ser ultrapassado neste domingo pelo Corinthians, que tem dois pontos a menos e faz clássico paulista contra o Santos. Elton, Diego Souza, Eder Luis e Fagner marcaram os gols dos anfitriões. Já os gremistas tiveram a reação interrompida na competição e permaneceram com 30 pontos, na parte intermediária da tabela de classificação.
As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira, às 20h30 (de Brasília). Novamente em São Januário, o Vasco recebe o Atlético-GO. Já o Grêmio medirá forças com o Botafogo no Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).
O jogo – Logo aos quatro minutos da partida , quando as duas equipes ainda se estudavam, o Vasco conseguiu abrir o marcador. Fagner lançou Eder Luis pela direita. O atacante foi ao fundo e cruzou de forma rasteira para o complemento certeiro de Elton.
Apesar da desvantagem no marcador o Grêmio não se intimidou. Mostrando um padrão tático sólido, os gremistas eram eficientes na marcação e assustavam principalmente nas jogadas aéreas. O gol de empate por pouco não saiu aos nove minutos, quando Marquinhos cobrou falta e André Lima cabeceou sobre o gol vascaíno. O artilheiro gremista voltou a assustar o goleiro Fernando Prass em chute de fora da área que passou sobre o travessão.
Se o Grêmio tinha mais volume de jogo, o Vasco era muito perigoso nos contra-ataques. Aos 31 minutos, Eder Luis chutou da entrada da área, o goleiro Víctor deu rebote, Fagner cruzou e Elton mandou a bola sobre o gol.
O Grêmio, porém, não conseguiu escapar do segundo gol dos cariocas, que saiu dois minutos depois, em novo contragolpe. Fellipe Bastos fez grande lançamento para Diego Souza, que se livrou da marcação de Edcarlos e colocou a bola no canto direito do arqueiro gremista.
Novamente o Grêmio tentou reagir e continuou assustando os torcedores do Vasco. Aos 38 minutos Fernando chutou de fora da área e a bola passou à direita de Fernando Prass. Quatro minutos depois Escudero recebeu na área e chutou, o goleiro deu rebote, Julio Cesar cruzou e Marquinhos cabeceou para Prass defender mais uma vez.
No último lance de perigo do primeiro tempo o Vasco por muito pouco não ampliou aos 46 minutos. Após falha do sistema defensivo gremista a bola sobrou para Elton, que chutou à direita do gol.
Na volta para a segunda etapa o Vasco repetiu a estratégia do primeiro tempo e marcou um gol quando o Grêmio ainda tentava se organizar em campo. Aos sete minutos Fagner foi lançado pela direita, cruzou e Eder Luis escorou para o fundo da rede. Dessa vez o time gaúcho sentiu o golpe e acabou sofrendo o quarto tento logo depois, aos 16 minutos. Diego Souza rolou na área para o chute certeiro de Fagner.
Depois deste lance o jogo se definiu e o Vasco passou a administrar a situação. Ainda na base da empolgação o Grêmio esboçava alguns ataques. Em um deles, aos 32 minutos, André Lima cruzou e Marquinhos cabeceou para fora. Porém o esforço gaúcho foi em vão e o placar terminou inalterado. Festa para a torcida vascaína, que terminou o jogo gritando o nome de Ricardo Gomes, que ainda se recupera do AVC sofrido no empate sem gols com o Flamengo.